PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA EM MARTINS NO RIO GRANDE DO NORTE COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA(23)

*Palestras, bate-papos e lançamentos de livros vão compor os fins de tarde da sexta e sábado, dias 24 e 25, na serra de Martins, com a estreia do Caldeirão de Letras, com presenças dos autores François Silvestre, do pesquisador Kydelmir Dantas, e dos escritores Honório Medeiros e Gilbamar de Oliveira Medeiros, sob a coordenação de Osair Vasconcelos

*Na praça do festival, um cirquinho será montado para atividades com crianças e adolescentes, palhaços, teatro e oficinas artísticas

*E ainda, balé da Cia Gira Dança, formada por bailarinos cadeirantes, shows de bandas de Martins, Isaque Galvão, Sax in Bach, Banda Café, Antônio de Pádua, Belina Mamão, Forró Na Manha, Eliane, Alcymar Monteiro, As Nordestinas, samba e café no Mercado

Em um dos mais bonitos municípios do Rio Grande do Norte, região privilegiada pelo bom clima e belezas naturais, povo acolhedor, nomes ilustres da cultura e uma culinária forte, Martins será o centro das atenções neste fim de semana. E não só na gastronomia. A partir desta quinta-feira 23, até domingo dia 26, o caldeirão na serra vai alimentar o público também com muita música, artes plásticas, arte circense, dança e literatura.

O 6º Festival Gastronômico e Cultural de Martins conta com o patrocínio do Governo do Estado através da Emprotur, e Prefeitura de Martins; tem apoios do Sebrae, Senac, Emater, Flor de Sal/Cimsal, Brasinox, Gran Cru, Universidade Potiguar-UnP através do seu curso superior de Gastronomia, e Ministério do Turismo. A realização é da Lógica Eventos Culturais.

ATRAÇÕES

Entre as novidades, a estreia do Caldeirão de Letras, uma série de bate-papos sobre literatura coordenada pelo jornalista Osair Vasconcelos. O Caldeirão de Letras acontece na tarde desta sexta-feira 24 e no sábado 25, a partir das 15h, na tenda da Galeria de Arte montada na praça.

O primeiro tema em debate será “Cangaço e Literatura no Oeste Potiguar”, com participação do pesquisador radicado em Mossoró Kydelmir Dantas, estudioso sobre o cangaço e ex-Presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cangaço; do jurista Honório Medeiros, professor, escritor e advogado potiguar, que entre outras obras está concluindo um livro sobre o cangaceiro Massilon — nascido no alto oeste; e ainda o escritor Gilbamar de Oliveira Bezerra, poeta, escritor e advogado, autor de três livros, sendo dois de contos e crônicas e ainda “O Ataque de Lampião a Mossoró – Trovas”, sobre o fato ocorrido em 1927.

No sábado, o “Caldeirão de Letras” recebe o escritor e ilustre filho de Martins François Silvestre, que participa de um bate-papo sobre literatura potiguar e suas obras recentes “As Alças de Agave” e “Remanso da Piracema”. Encerrando o Caldeirão, às 17h tem o bate-papo com o chef de cozinha e professor de cultura brasileira Carlos Ribeiro, que lançará também o seu “Cordel de receitas” em parceria com cordelista paraibano Antônio Lucas de Morais – Toinho de Zezé.

MÚSICA PARA TODOS OS GOSTOS

A programação desta quinta-feira começa às 19h com participação de bandas de Martins. Às 20h, a Banda Sinfônica da Cidade fará um pequeno concerto na praça, e logo após tem show do Sax in Bach, formado por alunos e professores da Escola de Música da UFRN. O grupo desenvolve repertório solo e da música de câmara para o saxofone clássico, mas também ampliam o repertório para a diversidade da música brasileira, tocando do Baião ao Frevo, do Chorinho à Valsa. É formado por Jotapê no sax soprano, Yuri Dantas no sax alto, Fernando Fernandes no sax tenor e Chico Bethoven no sax barítono.

A cantora Aniele Menezes se apresenta às 21h, encerrando com banda MobyDick cantando Roberto Carlos.

Outras atrações musicais programadas são a cantora de forró Eliane e o grande compositor nordestino Alcymar Monteiro, que encerram as noites de sexta e o domingo respectivamente. E ainda Banda Café, As Nordestinas, Iggor Dantas, Antônio de Pádua, Di Rocha, Forró NaManha, Belina Mamão, Deixe de Brincadeira, Isaque Galvão, Samba Nobre, além do humorista Mafaldo Pinto, uma das revelações do humor potiguar.

A Galeria de arte da Assembleia Legislativa do RN estará presente levando suas obras de pintores e escultores potiguares. Na praça, ainda haverá um circo para atividades lúdicas infantis, com palhaços, oficinas de arte, monólogos e peças teatrais.

Todos os dias, tem Café da Manhã no Mercado com boa música. E a partir das 15h, o samba toma conta do mercado com a Banda Samba Nobre.