PRODUTORES PORTUGUESES DE VINHOS VERDES PROMOVEM ENCONTRO EM RECIFE NESTA SEGUNDA-FEIRA, DIA 04 DE NOVEMBRO

Produtores Portugueses de Vinhos Verdes promovem

encontro em Recife apresentação de seus vinhos.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CVRVV, de Portugal, promove eventos de degustações de seus vinhos anualmente no Brasil e, no dia 4 de novembro, chega a Recife pela primeira vez. Por possuir clima quente e gastronomia leve tem um ambiente que harmoniza perfeitamente com o estilo dos vinhos verdes. Chegam a cidade oito produtores nessa comissão, para apresentarem o melhor de suas vinícolas.

A CVRVV promoverá uma palestra com degustação dirigida seguida de almoço, onde serão servidos diversos tipos de Vinhos Verdes ainda pouco divulgados na região, proporcionando aos profissionais desta cidade a oportunidade de conhecer a qualidade do que vem sendo produzido na região do Rio Minho nos últimos anos. O enólogo português da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes Antônio Cerdeira, responsável pela qualidade dos vinhos avaliados por essa comissão e o expert paulista Mario Telles, consultor de vinhos e editor da revista Wine Style, conduzirão a apresentação sobre as características e complexidades dos vinhos desta região sua combinação com a comida local. Para esse evento a Comissão está reunindo especialistas em vinhos, profissionais de restaurantes, donos de lojas e enófilos.

Além desta apresentação haverá uma no Rio de Janeiro no dia 6/11. Nestas duas cidades, entre os dias 3 e 15 de novembro, alguns restaurantes, supermercados e lojas (ver locais no final do texto) promoverão degustação de Vinhos Verdes ao consumidor final. O objetivo destas ações, sendo a primeira em Recife e a segunda no Rio de Janeiro, é mostrar como estes vinhos se modernizaram e que a região dos vinhos Verdes produz hoje vinhos brancos da mais alta qualidade, com características únicas, sem comparativo em nenhuma outra região produtora do mundo.

Estas ações de divulgação dos Vinhos Verdes no mundo faz parte do programa de promoção apoiada pela Comunidade Comum Européia.

Os Vinhos Verdes

O Vinho Verde é produzido em Portugal há muito tempo, mas recebeu nos últimos anos, uma série de investimentos que valorizaram seu produto, tornando-o muito conhecido no mundo. Portugal é o único país que produz Vinho Verde e a crítica internacional aprendeu a apreciar seus vinhos, principalmente os produzidos com a uva Alvarinho.

A região dos Vinhos Verdes, localizada no Noroeste de Portugal, é uma das maiores e mais antigas do país. As vinhas ocupam a região do Minho e Douro Litoral . Em área, é a maior Região Vitivinícola Portuguesa, possuindo cerca de 35.000 hectares de vinha. Em média, a região produz anualmente 96 milhões de litros de Vinho. Ocupa o segundo lugar na liderança do mercado Português de Vinhos com Denominação de Origem e Indicação Geográfica.

Com um volume de exportação na ordem dos 15%, os Vinhos Verdes alcançam mais de 70 países, tornando a região demarcada dos Vinhos Verdes a segunda maior exportadora, imediatamente após os Vinhos do Porto. A França é o principal mercado de exportação dos Vinhos Verdes, seguindo-se os EUA, Alemanha, Angola, Canadá, Reino Unido, Brasil, Suíça, entre outros.

As principais cepas brancas dos Vinhos Verdes são Alvarinho, Loureiro, Trajadura, Azal Branca, Arinto, Avesso e Batoca. “Os Vinhos Verdes são atualmente uma referência no mundo dos vinhos brancos, desde os clássicos Vinhos Verdes aos Vinhos Verdes mais estruturados e persistentes, têm-se distinguido por um carácter jovem, refrescante e frutado” explica António Luís Cerdeira, enólogo da CVRVV.

Existem diferentes teorias quanto à origem da designação do nome Vinho Verde. A mais consensual, atribui a denominação “Vinho Verde” à paisagem característica do Minho, cuja exuberante vegetação permanece verde mesmo no inverno. A designação “Vinho Verde” não significa que as uvas sejam colhidas antes do tempo, ou seja, antes de amadurecer totalmente. As uvas são colhidas maduras, originando vinhos com elevada frescura e acidez equilibrada, fruto do próprio clima e solo da Região.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV)

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), já realizou diversos eventos de divulgação de seus vinhos no Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e agora Recife. Desde 1926, o organismo interprofissional que tem por objeto a representação dos interesses das profissões envolvidas na produção e comércio de Vinho Verde e a defesa do patrimônio regional e Nacional que constitui a Denominação de Origem.

Além da certificação, controle e fiscalização dos produtos vínicos da Região, nos

diversos locais de produção e comércio, a CVRVV tem como função a promoção dos Vinhos Verdes e outros produtos vínicos da Região, nos mercados nacional e internacional.

Com estas ações, a CVRVV deseja mostrar a expansão desta região e sua evolução nos últimos anos, produzindo um vinho fácil de ser apreciado, fresco, equilibrado, leve e ideal para o verão, pois combina perfeitamente com pescados e pratos leves.

EVENTOS:

Recife – dia 4/novembro –

Nome: Buffet Rose Beltrão

Endereço: Av. Dois Irmãos, 523, Apipucos – Recife (PE)

Rio de Janeiro – dia 6/novembro

Nome: Jockey Club do Rio de Janeiro

Endereço: Av. Presid. Antonio Carlos 501, 10an. – Centro – Rio de Janeiro

10h30 – Palestra Informativa com degustação seguida de Almoço às 13:30hs

LOCAIS DE DEGUSTAÇAO AO PÚBLICO

Recife – Pontos de venda com degustação de vinhos verdes

Dias: 3 a 8 de novembro – 14 as 20hs

Loja Carmem Loja Diplomata Adega Guararapes

Dias:10 a 15/ 11 – 14 às 20hs

Empório Meggie´s Rosarino Delicatessen

Pomodoro Restaurante – 18 às 24h

Rio de janeiro – Pontos de venda com degustação de vinhos verdes

Dias: 3 a 5 / 11 – 14h às 20h

Pão de açúcar Barra Pão de açúcar Copacabana Pão de açúcar Flamengo

Dias: 6 a 11 de novembro – 14h às 20h

Lidador Barra Shopping Lidador Ipanema Lidador shopping Tijuca

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »