PROAGÊNCIA II CAPACITA MAIS DE 1 MIL PROFISSIONAIS DURANTE A ABAV 2009

O PROAGÊNCIA II (Programa de Desenvolvimento Setorial em Agenciamento e Operações Turísticas) – uma parceria da ABAV e SEBRAE Nacional -, ofereceu aos profissionais que circularam pelo Riocentro durante a realização do 37º Edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas ABAV 2009, no período de 21 a 23 de outubro, uma oportunidade única de se interar das novas tendências e expectativas do mercado.

“Aproveitamos a realização deste grande evento, que reúne milhares profissionais de todo o Brasil, para disseminar ainda mais conhecimento e atingir o maior número de pessoas possível”, disse Antonio Azevedo, diretor do ICC ABAV/PROAGÊNCIA.

Além da plenária realizada no dia 23, que apresentou aos mais de 700 profissionais presentes novas oportunidades de negócios, o programa ofereceu em seu estante, nos três dias de evento, uma série de palestras com temas de interesse do setor. A estimativa é de que mais de 300 pessoas tenham passado pelo espaço em busca de capacitação e aprimoramento.

O coordenador da Carteira de Turismo do Sebrae Nacional, Dival Schmidt, destacou que os profissionais precisam estar preparados para tirar o melhor proveito dos eventos mobilizadores (Copa 2014 e Olimpíadas 2016), que podem ser vistos tanto como um desafio, como uma oportunidade.

“Será nossa grande chance de acelerar e dar um salto na capacitação do setor de agenciamento, principalmente daqueles que trabalham com turismo receptivo”, aponta.

No primeiro dia, 21, a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura) realizou palestra sobre “Programa Aventura Segura”, conscientizando os Agentes de Viagens sobre os cuidados que devem observar ao comercializar produtos de Turismo de Aventura.

No mesmo dia, o consultor do PROAGÊNCIA II José Trabulo Júnior apresentou aos agentes de viagens uma nova proposta de formalização para o setor de agenciamento de viagens, em especial aos agentes freelancers e os prestadores de serviços que atuam informalmente, com a palestra “EI – Empreendedor Individual: Benefícios para o Setor de Agenciamento e Operações Turísticas”.

No dia 22, com o tema “Impactos da Copa do Mundo nas Atividades Turísticas”, foi a vez da consultora da ABAV Nacional, Karla Buzzi, relatar os impactos positivos e negativos observados na atividade turística da Alemanha após a realização da Copa do Mundo de 2006 e mostrar como essas experiências podem ser norteadoras para o turismo brasileiro.

Já no dia 23, o assessor jurídico da ABAV Nacional, Paulo Wiedmann, apresentou o tema “Lei Geral do Turismo: O que os Agentes de Viagens devem saber?”, onde esmiuçou os benefícios e as lacunas da LGT. Em seguida, o consultor José Trabulo Júnior falou sobre as formas de cooperação estruturada e contínua por meio de ações convergentes que buscam soluções para gestão, lucratividade, marketing e estratégia das empresas, fazendo com que haja concorrência igualitária no mercado, com o tema “As Centrais de Negócios no Setor de Agenciamento e Operações Turísticas”.

Na ocasião, Trabulo falou sobre o Programa Central de Negócios, focado nas micro e pequenas empresas, onde o mote é “quem tem força tem volume”. De acordo com o consultor, a união é fundamental para que os pequenos empreendedores se qualifiquem e se diferenciem no mercado, hoje dominado pelas grandes empresas.