Presidente da ABAV Nacional, Edmar Bull fala com exclusividade para a jornalista Cristina Lira sobre as novidades da 44ªedição da ABAV Expo Internacional de Turismo

 

Edmar Bull, presidente da ABAV nacional
Edmar Bull, presidente da ABAV nacional

Em entrevista exclusiva à jornalista Cristina Lira, o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional ), Edmar Bull fala da importância dos agentes de viagens, das expectativas do mercado e das novidades da 44ª edição da ABAV Expo Internacional de Turismo, que será realizada de 28 a 30 de setembro, em São Paulo.

 

1-Como estão as agências de viagens diante das mudanças na política económica do país? E quantas são associadas em todo o país?

Edmar Bull – Estamos neste momento finalizando o recadastramento de nossos associados em todo o Brasil para que tenhamos o número exato da nossa base, que gira em torno 3 mil agências de viagens.

Diante de um cenário de instabilidade, as agências de viagens têm redobrado a atenção na gestão interna, cortando excessos, enxugando custos, mas no geral o que vemos são empresários começando a recuperar o otimismo. O último trimestre, com a definição do comando no Governo Federal será determinante para a retomada da economia. Até lá seguimos todos em compasso de espera, mas com boas expectativas para 2017.

 

 

2- Quais serão as principais novidades da 44ªABAV Expo Internacional de Turismo e 46º Encontro Comercial Braztoa, e as mudanças em relação aos eventos anteriores?

Edmar Bull – Teremos muitas novidades, a começar pelo espaço – o Expo Center Norte, um centro de eventos moderno, climatizado que está a dar-nos oportunidade de implantar algumas inovações em layout que não foram possíveis em anos anteriores. A Vila do Saber é um exemplo disso, e este ano vai apresentar-se com uma configuração moderna, em formato de arena e com recursos tecnológicos que nos possibilitarão fazer quatro apresentações simultâneas. Estamos muito empolgados com essa área e certos de que ela causará um impacto muito positivo nos participantes.

O Hackathon de Viagens, projeto que estamos a desenvolver em conjunto com a Braztoa, é outra grande novidade desta edição. Durante os três dias, reuniremos jovens numa maratona de programação para o desenvolvimento de projetos e aplicativos inovadores para a indústria do turismo.

Outra área inédita da feira é o Conexão ABAV, onde reuniremos as nossas 27 ABAVs e cinco das nossas entidades congéneres – Abeta, Aviesp, Avirrp, Belta e Bito – que funcionarão como as grandes anfitriãs dos agentes de viagens.

Este ano a ABAV Expo inova também no seu sistema de credenciamento, que pela primeira vez abrirá ao público visitante a possibilidade de com o seu login e senha agendar reuniões prévias com os expositores. Até o ano passado, essa funcionalidade só era oferecida aos hosted buyers.

Estamos ainda em fase de desenvolvimento da programação, muitas novidades que ainda não podemos antecipar serão anunciadas em breve.

3- Quais serão os temas mais importantes que serão abordados na ABAV Expo?

Edmar Bull – Na área de exposições teremos mais uma vez toda a cadeia produtiva do turismo representada, assim como as 27 unidades federais na área Brasil e os principais destinos turísticos internacionais, na parte institucional. Estamos a trabalhar fortemente para atrair profissionais de três eixos importantes do setor que são Lazer, Corporativo e Mice. Para o Congresso ABAV de Turismo elencamos quatro temas: Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia.

4- Como vê a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil ?

Edmar Bull – Sediar um megaevento desportivo como a Rio 2016, assim como também foi a Copa do Mundo em 2014, sempre deixa um legado positivo. Foi assim com todos os que nos antecederam e não será diferente com o Brasil. Estaremos mais uma vez na vitrine do mundo e com mais uma grande oportunidade para nos consolidarmos como um grande destino turístico mundial.

5- Muitos comentam ainda que as agências de viagens vão desaparecer do mercado no futuro. Qual a opinião do senhor neste sentido?

Edmar Bull – As agências de viagens atentas às necessidades do mercado, que se reciclam e investem em capacitação, treinamento e tecnologia não vão desaparecer. Muito pelo contrário, serão cada vez mais essenciais pelo conhecimento e recursos de que dispõem para garantir que a viagem de seus clientes vai decorrer com segurança, tranquilidade e sem imprevistos. Quem tem vivência, expertise de mercado e bons acordos comerciais com seus fornecedores sempre agregará valor ao serviço que presta.

6- E na sua opinião, qual será a tendência do mercado para os próximos anos?

Edmar Bull – Inovação, adaptação e criatividade serão as palavras de ordem para quem quiser manter-se num mercado cada vez mais competitivo e formado por consumidores exigentes e bem informados. Investir desde já em qualificação e na busca de especialização são atitudes necessárias à sustentabilidade de qualquer negócio no futuro.

7- Como empresário do turismo, como gostaria que fosse a pasta do turismo brasileiro no âmbito público?

Edmar Bull – Neste momento, a nossa expectativa é para que o Turismo se mantenha como pasta autónoma e sob um comando que tenha continuidade. Em treze anos, tivemos sete diferentes ministros, alguns com menos de um ano de mandato. Essa instabilidade tem sido o grande entrave para o desenvolvimento do setor.

 

  • Esta entrevista foi publicada também na Ambitur de Portugal, onde Cristina Lira é colaboradora.

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!