Presidente da ABAV nacional , Edmar Bull em entrevista ao Festuris

Edmar Bull 3 - Presidente da ABAV Nacional

Edmar Bull projeta ações a frente da Abav Nacional

Em dezembro de 2015, tomou posse da Abav Nacional o executivo Edmar Bull. Em entrevista ao Jornal do FESTURIS, ele fala sobre as ações e o planejamento a frente da entidade para os próximos dois anos.

Como você enxerga o mercado de eventos em 2016?
De modo geral o setor de eventos sempre se configurou como um balão de oxigênio para o turismo porque é um dos que representa o menor índice de retração, mesmo diante de uma economia mais desfavorável. Na última medição da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), os eventos figuraram entre as cinco atividades que apresentaram percentuais de crescimento em 2015, com índice de 5,7% na comparação com o ano anterior. Somente na capital paulista foram sediados no ano passado 2.522 eventos, que atraíram para a cidade 33 milhões de visitantes.
Quais são as principais ações na ABAV no fomento ao turismo este ano?
Para o setor de agenciamento, que é onde atuamos diretamente, um desafio constante tem sido o de consolidarmos nossa atuação como fomentadores de demanda de mercado. Criatividade e inovação serão fundamentais a quem quiser buscar na especialização o seu diferencial. Estabelecemos 50 metas a serem trabalhadas ao longo de dois anos e um dos projetos com que esperamos poder contribuir muito para o setor prevê a criação do Big Data ABAV, como forma de suprir a carência por informações e números confiáveis sobre a nossa atividade.
Na sua opinião quais são as expectativas para o Turismo no Brasil em 2016?
Ainda será um ano difícil, com alguns entraves a serem vencidos, mas temos que buscar e identificar oportunidades. Este ano esperamos poder ver o turismo brasileiro reconhecido como o importante vetor de crescimento econômico que é.
A instabilidade política pode atrapalhar (ou já atrapalha) o crescimento do setor?
Esse é um fator que desestabiliza qualquer setor, mas o de serviços é certamente um dos mais suscetíveis. Enfrentamos crises cíclicas nas últimas décadas e as políticas, como a que domina nosso cenário neste momento, mostraram-se sempre mais desafiadoras do que as meramente ancoradas nas questões econômicas.
Na sua opinião as Olimpíadas podem ser um ponto de crescimento para o trade ou não terão um impacto muito forte no setor, internamente falando?
Assim como ocorreu com a Copa do Mundo, em 2014, estamos certos de que os Jogos Olímpicos, este ano, serão outro grande momento para que as agências de viagens possam potencializar seus ganhos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!