Porto Seguro celebra Descobrimento do Brasil com atividades culturais, esportivas e religiosas

Apresentações culturais, competições esportivas e a celebração da tradicional missa integram a comemoração dos 517 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral

A rica história do Descobrimento do Brasil em 1.500 será tema das comemorações que a Prefeitura Municipal de Porto Seguro está preparando para esta semana. Na programação, estão inseridas ações culturais, esportivas e religiosas, que marcam oficialmente os 517 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral às terras brasileiras. As atividades são gratuitas e ocorrem entre os dias 18 e 23 de abril.

Jogos indígenas. Entre 19 e 23 de abril, será realizada na Arena Boca da Barra a 9ª edição dos Jogos Pataxós, que integram as aldeias indígenas pataxós e valorizam a cultura indígena, núcleo fundamental na composição da rica história do Descobrimento do Brasil. Nessa edição, os Jogos reforçam o desenvolvimento e a transformação da cultura Pataxó na região.

A cultura gastronômica indígena se fará presente no “Espaço Gastronômico”, uma área reservada para atender a diversos gostos, com uma praça de alimentação ao ar livre. Com a proposta “Fusion Cousine”, uma junção da gastronomia tradicional com a indígena, estarão disponíveis ao público opções variadas de lanches e refeições compostos por alimentos que os índios consomem em sua rotina diária.

Meia Maratona do Descobrimento. A agenda de eventos esportivos da Semana do Descobrimento será movimentada também pela 2ª edição da Meia Maratona do Descobrimento. A prova ocorrerá em 23 de abril, com largada na Praça das Pitangueiras, no início da orla norte, às 6h da manhã.

Mais de mil atletas, de Porto Seguro e região, já estão inscritos, além de corredores de elite vindos de várias partes do Brasil. O evento contará com três percursos: 5 km, até o Porto Seguro Praia Resort (ida e volta); 10 km, até o Resort Pau Brasil (ida e volta); e 21 km até a Praia da Ponta Grande (ida e volta).

Cultura e arte. A música clássica também será um dos atrativos da programação. Jovens da Orquestra Regional da Costa do Descobrimento se apresentarão na tarde de 21 de abril, na Cidade Histórica. Criada em 2015, a orquestra surgiu a partir da reunião de integrantes de projetos parceiros existentes na região da Costa do Descobrimento para proporcionar uma experiência de integração e aprendizado mútuo. A Orquestra Regional da Costa do Descobrimento é parte integrante do projeto NEOJIBA, mantido pelo Governo da Bahia, que tem como objetivo articular projetos e oferecer apoio pedagógico e de gestão às instituições participantes, propor e potencializar ações pedagógicas na formação musical de jovens e oferecer qualificação na gestão e criação de novos projetos musicais no interior do Estado.

Religiosidade em terras baianas. Tradicional nas celebrações do aniversário do Brasil em Porto Seguro, a Missa do Descobrimento deve reunir centenas de católicos na Praça das Pitangueiras, na manhã do dia 22 de abril. O evento vai reunir, além de fieis de vários municípios da região, padres de várias paróquias do sul da Bahia.

“Definimos uma programação rica para comemorar o Descobrimento do Brasil, importante data da nossa história. Teremos atrações para atender a todos os perfis de público, com atividades culturais, esportivas e religiosas, visando valorizar a data e contemplar o município e região com entretenimento de qualidade para toda a família. Garantimos que será uma festa legítima e repleta de surpresas para celebrar os 517 anos da chegada das naus portuguesas às terras brasileiras”, destaca Richard Alves, Secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro-BA.

Programação das principais atividades:

Esportes e Eventos

 

  • Jogos Pataxós – 19 de abril, a partir das 19h, na Arena Boca da Barra.

  • Meia Maratona do Descobrimento – 23 de abril, a partir das 6h, na Praça das Pitangueiras.

Música e Cultura

 

  • Festival Cultural do Descobrimento – 20 a 22 de abril, a partir 14h, na Cidade Histórica.

 

  • Orquestra Regional da Costa do Descobrimento – 22 de abril, a partir das 18h30, na Cidade Histórica.

Religioso

 

  • Missa do Descobrimento – 22 de abril, a partir das 17h, na Praça das Pitangueiras.

Serviço

Semana do Descobrimento – Porto Seguro/BA.

18 a 23 de abril

(073) 3012-2782

http://www.portosegurotur.com/

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »