Pesquisa da Matriz de Competitividade é prorrogada até dia 3

Atendendo à demanda crescente de participações dos gestores das agências de viagens de todo o Brasil, a Abav e o SEBRAE decidiram prorrogar o prazo da aplicação da Matriz de Competitividade até o dia 3 de junho, a fim de obter um resultado muito mais consolidado da competitividade do setor de agenciamento no país.

Disponível nos portais Abav (www.abav.com.br) e SEBRAE (www.sebrae.com.br/setor/turismo), a Matriz de Competitividade compreende um questionário online que abrange temas sobre o processo de gestão da empresa e que permite ao proprietário da agência de viagens avaliar o seu planejamento estratégico e operacional.

O questionário é respondido de acordo com sete diferentes dimensões que compreendem a realidade das agências de viagens: Promoção e Vendas; Produtos e Serviços; Administração Financeira; Recursos Humanos; Planejamento e Gestão Estratégicos; Tecnologia da Informação e Processos de Aprendizagem. Além disso, a matriz considera quatro níveis crescentes de competitividade: Nível 1 – Básico; Nível 2 – Intermediário; Nível 3 – Avançado e Nível 4 – Vantagem competitiva.

“Como resultado, o empreendedor terá em suas mãos, ao fim da execução da Matriz em todo o Brasil, uma avaliação detalhada do seu nível de competitividade e diversas orientações para que possa aprimorar seus negócios e aumentar sua competitividade”, explicou o diretor do ICCABAV/PROAGÊNCIA, Antonio Azevedo.

“Aproveitar esse momento é uma excelente oportunidade, pois, além de conhecer melhor seu negócio, o participante receberá uma avaliação qualitativa da Fundação Getúlio Vargas com indicativos de como aproveitar as soluções do SEBRAE e da Abav de capacitação”, afirma Valéria Barros, Gestora do PROAGÊNCIA no SEBRAE Nacional.

A fim de dinamizar o processo de participação das agências de viagens de seu Estado, o presidente da Abav/MT, Nilson Marques de Freitas, firmou uma parceria com o SEBRAE local para a realização de visitas às agências da Região Metropolitana.

“Muitas agências deixam para a última hora a sua participação. Por isso, definimos uma meta de agências para a amostragem na pesquisa. Além das visitas, há também um monitoramento diário das agências que ainda não responderam e um incentivo personalizado para tal” ressaltou Nilson.

Cada gestor respondente receberá o diagnóstico de sua empresa no mês de junho, juntamente com orientações básicas sobre produtos, ferramentas e serviços que a ABAV e o SEBRAE disponibilizam para apoio aos processos de gestão e competitividade. Além disso, os resultados consolidados de todos os questionários serão transformados em encarte impresso e online, que ficará à disposição dos agentes de viagens.

Informações e instruções de preenchimento através do telefone (21) 3799-5496 ou do e-mail [email protected]