Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

PACOTE PARA O DESERTO DE ATACAMA

Pacote fly & drive da Expedition para o Deserto de Atacama tem preços a partir de US$ 2.235 por pessoa e, graças ao carro, permite conhecer lugares fascinantes

Cada vez mais os brasileiros estão descobrindo as vantagens de alugar um carro no exterior: conforto, mobilidade, exclusividade e acesso a localidades que não fazem parte dos roteiros convencionais. Pensando nisso, a Expedition, operadora especializada em programas para o Cone Sul, lançou uma série de roteiros fly & drive sob a bandeira Explora e tem sido um sucesso, especialmente quando o destino é o Chile, em especial o Deserto de Atacama.

O Chile é o país perfeito para se conhecer de carro, graças à geografia única. É um país estreito, vai-se de leste a oeste em pouquíssimo tempo, da Cordilheira dos Andes ao Oceano Pacífico, e as principais atrações estão espalhadas de norte a sul, mas ligadas por uma excelente estrada.

O Deserto do Atacama, por sua vez, sendo o mais árido deserto da terra, é provavelmente um dos melhores lugares do mundo para se andar de carro. Alia estradas perfeitas, pouco movimentadas (quase ninguém circula por elas), a paisagens exuberantes repletas de montanhas, vulcões, lagos e salinas sempre emolduradas pelo céu constantemente azul. Como a visibilidade no Deserto é excepcional, graças à baixa umidade do ar, pode-se vislumbrar inúmeras montanhas (mesmo que a dezenas de quilômetros de distância) com excelente nitidez.

Nesta viagem pelo Deserto do Atacama, proposta pela Expedition, pelo fato de incluir a locação do carro será possível visitar Antofagasta, Iquique e os caminhos terrestres que unem esses lugares. Ou seja, de carro vai-se cruzar partes belíssimas do deserto.

Em 1879, a Guerra do Pacífico, travada entre o Chile e a aliança Peru-Bolívia, redesenhou o mapa político da região. O Chile vencedor do conflito, anexou a seu território a província de Antofagasta, que antes pertencia à Bolívia garantindo assim soberania sobre as maiores reservas mundiais de cobre e lítio. Já as cidades chilenas de Iquique e Arica, pertenciam, antes da guerra, ao Peru. Não bastasse toda a história que marca a região, essas duas cidades são ligadas por uma das mais belas estradas do nosso continente. São 450 km margeando o Oceano Pacífico, numa área em que o deserto literalmente encontra o mar, com paisagens de tirar o fôlego.

O deserto de Atacama fascina visitantes do mundo inteiro, graças a algumas peculiaridades. Para começar, não é de areia. Depois tem períodos de estiagem que superam 400 anos. A região preserva bem as características áridas graças à localização, está encravado entre as Cordilheiras Domeyko e a Cordilheira dos Andes e dominado por uma zona de altas pressões, com barreiras naturais para a entrada de nuvens.

As atrações da região ficam por conta das lagunas Miscanti e Miñiques, a 4.350 metros de altitude sobre o nível do mar, em um cenário que talvez seja um dos mais belos de todo o deserto. Também merecem destaque os Geisers del Tatio, que ficam num campo geotérmico a 4.300 metros de altitude e por onde emanam jatos de vapor do solo. Mas quem viaja de carro pode ainda aproveitar para conhecer o caminho ao Paso de Jama, já que por essa estrada, a apenas 50 Km de distância de São Pedro chega-se a quase 5.000 metros e pode-se desfrutar de uma vista exuberante de todo o deserto.

No caso do Deserto de Atacama, os pacotes têm preços a partir de US$ 2.235 por pessoa. Com duração de oito dias, já incluem duas noites de hospedagem em Santiago, uma em Antofagasta, quatro em San Pedro e uma em Iquique, aluguel de carro econômico por uma semana, taxas de aeroporto e passagens aéreas com a Lan Chile, partindo de São Paulo. Para outras datas, informações e reservas, basta ligar (11) 3253 2128 ou www.expedition.cl

Boa Viagem