Pacote de serviços lançados pela TAM facilita viagens na alta temporada

Este será o primeiro período de alta demanda com inovações recentes da empresa,
como o monitoramento de menores e o totem de conciliação com consumidores 
 A TAM Linhas Aéreas implementou recentemente alguns novos serviços que asseguram mais agilidade e conforto aos clientes. Entre eles, destaque para o monitoramento de menores e para o totem de conciliação com consumidores nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas. Agora, durante as festas de fim de ano (Natal e Ano Novo), esta será a primeira alta temporada a contar com essas inovações. Até o fim de janeiro, a companhia também vai manter uma operação especial criada para as férias escolares.
“Inovamos para cuidar ainda mais dos nossos passageiros, sobretudo nesse período em que as viagens são mais concorridas e o deslocamento com eficiência e pontualidade se torna primordial para unir as pessoas em datas tão especiais. Apesar do cenário econômico desafiador que enfrentamos, tomamos todas as medidas para garantir a melhor experiência de viagem a todos os clientes”, afirma Claudia Sender, presidente da TAM. “Estamos lançando mais serviços, reforçando o atendimento, e adaptando a malha aérea com muita flexibilidade para atender as rotas com maior procura nesse fim de ano”, completou.
Monitoramento de menores
Desde 12 de outubro, a TAM vem testando um projeto para aprimorar a experiência de menores que viajam desacompanhados em voos nacionais. Com uma tecnologia pioneira na América Latina, os responsáveis têm acesso a informações em tempo real sobre cada etapa da viagem da criança ou adolescente.
A tecnologia é utilizada desde o momento do check-in, quando o menor viajando desacompanhado recebe uma pulseira com um QR code atrelado. Em seguida, um funcionário, previamente treinado para este atendimento, acompanha a criança ou adolescente e, por meio de um celular específico para a leitura do QR code, atualiza o status de toda a trajetória do menor embarcando com a companhia. O processo será repetido durante a viagem por cada funcionário envolvido no acompanhamento – equipe do aeroporto de origem, tripulação e equipe do aeroporto de destino. Os responsáveis poderão acompanhar as etapas em tempo real via celular ou computador.
Totem de conciliação com consumidores
Desde agosto deste ano, a empresa tornou disponível os primeiros totens de atendimento ao cliente para receber as demandas jurídicas no Juizado Especial Cível (JEC) dos Aeroportos de Guarulhos e de Congonhas. Por meio de uma videoconferência realizada no próprio totem, o passageiro poderá consultar e conversar com os advogados da companhia, visando solucionar o quanto antes qualquer ocorrência.
A iniciativa imprime agilidade no consenso com o passageiro no momento em que ele ainda está no JEC. Feito isso, os advogados redigem imediatamente o termo conciliatório e o cliente o imprime pelo totem. A iniciativa é benéfica para os clientes, pois a companhia estabelece uma conversa franca, ágil e conciliadora, a partir da qual aperfeiçoa os processos e corrige eventuais pontos que geram descontentamento.
Outros cuidados
Adicionalmente, a TAM recomenda que os passageiros deem preferência pelo check-in antecipado, que pode ser realizado por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento instalados nos aeroportos. Nos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Natal, os clientes ainda têm disponível máquinas de self bag tag, no qual os passageiros podem também imprimir a própria etiqueta de bagagem a ser despachada. Após a impressão das etiquetas, os clientes são direcionados para posições exclusivas de despacho de bagagem, gerando maior agilidade e praticidade no atendimento.
Apesar das facilidades, recomenda-se antecedência na apresentação ao embarque e atenção às normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para as especificações e limites de bagagens.
Confira abaixo as principais ações operacionais da TAM para a próxima alta temporada (de 15/12 a 31/1):
• 6 aeronaves de reserva: serão 4 Airbus (sendo 3 A320 e 1 A321) e 2 Boeing (sendo 1 B767 e 1 B777) posicionados em tempo integral em aeroportos estratégicos para a gestão da malha aérea da empresa. Além disso, à disposição em tempo parcial, a companhia terá outras 4 aeronaves Boeing, sendo 2 B767 e 2 B777.
Malha aérea: a empresa está remanejando a sua malha para reforçar oferta de assentos nos mercados com maior demanda no período. A adaptação foi feita para interligar ainda mais os principais mercados da empresa aos destinos no Nordeste do Brasil e ao exterior (principalmente Miami e Orlando).
Ações preventivas: Para garantir a regularidade das operações e dos reforços de aeronaves e voos, a TAM antecipou as manutenções de rotina da sua frota e providenciou maior estoque de peças de reposição e motores adicionais de reserva; remanejou datas de treinamento e de férias para assegurar as equipes de atendimento nos aeroportos e lojas; reforçou times de segurança da operação e incrementou as equipes de solo dedicadas ao manuseio de bagagens e cargas; planejou escala de plantão para tripulantes que estarão de reserva no período e podem ser acionados em casos de contingência operacional; realizou testes preventivos de sistemas e proteções, reforçando as equipes de TI para suporte presencial nos aeroportos.
Canais de informação e atendimento
A TAM sempre divulga informações atualizadas sobre a sua operação aérea na seção TAM Informa, de seu site (www.tam.com.br), onde o cliente também pode obter informações relacionadas a limites de bagagem e documentos necessários para o embarque.
Além dos canais tradicionais, como o Call Center e o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), a empresa está presente em diversas comunidades da internet. O principal canal de interação da companhia é o perfil no Twitter (@TAMAirlines), com quase 950 mil seguidores, disponível para os clientes tirarem dúvidas e enviarem comentários, reclamações ou sugestões.
Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 140 destinos, em 24 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 26 países, com uma frota de 318 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem em torno de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).
Grupo LATAM Airlines anuncia que a nova marca a ser adotada por LAN, TAM e suas filiais será LATAM. O Grupo LATAM Airlines já está trabalhando para alterar sua identidade corporativa de maneira gradual. As primeiras mudanças poderão ser vistas a partir do primeiro semestre de 2016.
Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!