O diferencial do chef Alex Sander Lopes do Hotel & Golfe Clube dos 500, em Guaratinguetá (SP) é valorizar a cozinha local


Hoje a grande preocupação dos hotéis é sem dúvida agradar o seu hóspede da melhor maneira possível. A gastronomia é um dos pontos fortes que agrega,  reúne tantos ingredientes e sabores. O chef Alex Sander Lopes, natural de Cruzeiro (SP)  mudou para melhor a cozinha de um dos mais badalados hotéis do Vale do Paraíba (SP), o Hotel & Golfe Clube dos 500, tradicional na região e frequentada por empresários, familias em busca de lazer, grupos e turistas  do turismo religioso.

O fato é, que o Clube dos 500, passou por uma repaginação em sua gastronomia. E o chef Alex Sander Lopes, vem utilizando em seus magníficos pratos, ingredientes regionais, que vem agradando ao público visitante.  ” A idéia é também utilizar técnicas italianas, francesas e das Américas, entretanto utilizando os ingredientes locais e valorizando o que tem de melhor na região , e isto é o nosso grande diferencial”, afirmou Alex.

Um jovem novo e talentoso no fogão, onde pensa em mil idéias saborosas, o chef Alex, me recebeu para um bate papo, depois de preparar um almoço especial, e afirmou que em 2018 , as novidades serão muitas, entre as quais o lançamento do novo cardápio para o mês de janeiro , sem falar do inicio das noites temáticas, que deverão acontecer no último sábado do mês.

O Clube dos 500, que é um hotel refinado com obras belissimas de arte, bem frequentado, também recebe muitos eventos e o cliente tem a opção de escolher , desde o  buffet caipira, como noites temáticas, de pizza, noite italiana, entre outros.  ” No dia a dia trabalhamos mais valorizando os ingredientes. Alguns pratos são elaborados na hora. No domingo fazemos o tradicional buffet  com saladas e risotos”, disse Alex. Durante a semana, o hotel trabalha muito com o menu a La Carte, mantendo a  qualidade a mesa do cliente. ” Se o cliente quer um molho de pimenta, ou quer algo diferente, nós procuramos fazer”. Segundo Alex, o cliente é que é o chef. Se ele quer um ovo frito, não vou  negar o pedido do cliente. Antes era diferente, hoje o cliente tem como opinar e escolher. “Se o cliente quer algo específico e se não temos no hotel, providenciamos para que o cliente volte ao hotel”, afirmou Alex.

GASTRONOMIA ÍMPAR

As pessoas gostam muito do risoto, e são utilizados a  carne seca com abóbora .  Os hóspedes também apreciam a riqueza da culinária peruana, na qual o chef quando esteve no país, trouxe os quitutes de pratos como o ceviche,muito procurado pelo cliente.  Admiram os doces, como a  panacota , pudim de queijo de cabra,  com alguns toques de sementes, de pistache, castanha do Pará e nozes, entre outros ingredientes, utilizando produtos dos fornecedores da região . Para o chef Alex Sander Lopes, que desde outubro de 2015 está no hotel, um dos principais braços da gastronomia é valorizar a cozinha local.

 

PERFIL

Nascido na cidade de Cruzeiro, localizada no Vale do paraíba paulista, descobriu a paixão pela gastronomia ainda na sua infância, vendo sua avó e seus pais cozinharem. Formado em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac de Campos do Jordão, Especialização em Inovações Aplicadas à Alimentação e Nutrição pela Fundación Alícia e Pós Graduado em História e Cultura da Gastronomia, foi chefe consultor em Santo Antônio do Pinhal e hoje é o Chefe executivo do Hotel e Golfe Clube dos 500, localizado entre o Rio de Janeiro e São Paulo, no Vale do Paraíba (SP). Em seus menus e criações, mistura um pouco de cada coisa vivida, técnicas tradicionais, cozinha moderna e valorização dos ingredientes. De olho na importância de uma boa gestão, ingressou em uma nova Pós Graduação de Gestão de Negócios em Serviço de Alimentação com foco em resultados.

 

Pirarucu com purê de bananas e crocante de sementes

Sua gastronomia tem respeito aos ingredientes e a considera arte misturada a paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »