O Blog Turismo por Cristina Lira entrevista com exclusividade a top professora Andrea Nakane e curadora da Vila do Saber na 45ª Abav Expo Internacional

1- Neste ano qual foi o diferencial da Vila do Saber na 45ª Abav Expo Internacional?

Andrea Nakane -Esse ano tivemos um espaço mais amplo e com novos eixos, o que comprova que um dos maiores sucessos do evento são os cursos, palestras e debates são oferecidos nesse espaço, batizado de Vila do Saber. Nesta edição, o fórum foi dividido em seis arenas: Gestão, Inovação, Segmentação e Tecnologia e duas destinadas às Mesas Redondas e Produtos e Destinos, totalizando 70 apresentações e com mais de oito mil inscritos, ainda em números estimados. Mas que por si só já demonstram a relevância do projeto, mais uma vez!
2-Como se sentiu como curadora do evento?
Andrea Nakane – Na atualidade, independente de qual seja a tipologia de eventos, a busca pelo conhecimento, pelo aprendizado e sobretudo pela experiência em deparar-se com algo novo, útil e interessante, vem sendo considerada o estratagema para o sucesso do projeto.

Ficou muito óbvio convidar aqueles que são a referência em seu segmento ou então convidar aquele que virou o que chamamos de forma sarcástica de “arroz de festa”, pois está em todas as programações dos eventos de sua área, o que em algum momento pode até gerar uma certa credibilidade, mas ao ter sua participação analisada de forma mais aprofundada, soa como algo “requentado” ou simplesmente concebe uma sensação de pleno “dejà-vu”.

É preciso pensar de forma muito sagaz a construção do temário, seus sub-temas e quem serão os atores que irão concretizar a performance de transmissão e o que mais queremos, de encantamento de seu público. E esse é uma das principais tarefas de um curador dedicado ao conteúdo em evento.

E essa é uma das mais atuantes ramificações da minha empresa, Mestres da Hospitalidade: A curadoria de conteúdo.

Tivemos a grande honra de contar com a confiança e apoio incondicional do dirigente Antonio Azevedo, da ABAV e da Beatrice Borges, do ICCABAV, pelo segundo ano consecutivo, para desenvolver esse trabalho e a cada edição, percebemos que estamos nos aprimorando, investindo mais em pesquisas e ouvindo o mercado e suas demandas.

3- Os assuntos apresentados foram pertinentes ao mundo real dos agentes e qual foi a conclusão geral?

Andrea Nakane – Muita pesquisa, muita averiguação, muitos contatos, muitas horas frente as mídias sociais, depurando materiais e checando informações, pois em época de pós-verdades, é muito comprometedor a falta de integridade de muitos que no alto de suas vaidades e por que não dizer desonestidade, já que lhes auto-premiam, se outorgam títulos e vivências imaginárias, na tentativa de se projetarem e terem seus quinze minutos de fama.

Portanto, esse papel, o de Curador de Eventos, que agora torna-se mais vital nos eventos, demanda um senso de comprometimento e responsabilidade de grande vulto e que ao ser entregue em mãos erradas pode ser categórico para o fracasso de um evento. E graças a minha equipe, composta por dois renomados profissionais da área, Shirley Salazar e Francisco Vieira, estamos conquistando resultados muitos aclamados e que extrapolaram as melhores expectativas.

4- Como professora e promotora de cursos, qual sua avaliação?

Andrea Nakane- Como profissional, atuante também na educação, ver a Vila do Saber repleta, com pessoas ávidas por lapidar seus conhecimentos é uma emoção muito forte, que nos gratifica e nos impulsiona a fazer cada vez mais!

A curadoria de conteúdo em eventos processa atitude empática em pensar no outro e em seu crescimento atrelado a uma satisfação de ter aprendido algo a mais … afinal estamos aqui para aprender sempre!

E realmente eu acredito, que conhecimento é tudo… o resto… é complemento!

5- E as novidades para o próximo ano?

Andrea Nakane- Estamos ansiosos para ter a oportunidade de repetir a parceria com a ABAV para o próximo ano… se depender da Mestres da Hospitalidade nosso empenho só irá aumentar e com relação as surpresas…. ah… não podemos contar nada… afinal… temos que garantir uma certa confidencialidade… mas garanto que ideias estão fervilhando em nossas cabeças… e logo, logo estarão sendo concretizadas

 

PERFIL

Com formação multidisciplinar, é bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, possui especialização em Marketing, pela Escola Superior de Marketing (RJ) e em Administração e Organização de Eventos, pelo Senac/SP e mestrado em Hospitalidade, pela Universidade Anhembi Morumbi, tendo o enfoque de sua dissertação relacionado aos eventos corporativos e a cultura empresarial da Disney.

Andréa Nakane tem 22 anos de experiência profissional acumulada em vivências nas áreas de hotelaria, turismo, indústria e educação.

Categories: Entrevistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »