“Número dois” do Colégio de Cardeais representará Papa em Aparecida

Foto – infovaticano

 

O vice-Decano do Colégio de Cardeais, o cardeal italiano Giovanni Battista Re, representará o Papa Francisco na Festa que celebra os 300 Anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A nomeação foi publicada no começo desta quinta-feira (17), pela Sala de Imprensa do Vaticano. Segundo a nota, o purpurado estará presente nas celebrações dos dias 10, 11 e 12 de outubro.

A presença de um delegado de Francisco já era esperada desde o anúncio de que o chefe da Igreja Católica não poderia vir ao Brasil durante as festividades, em virtude de sua agenda. Se destaca, porém, a importância do enviado papal para as comemorações, já que Dom Giovanni ocupa o segundo cargo mais influente no colégio cardinalício, grupo responsável por aconselhar e eleger o pontífice.

“O cardeal Re representa a presença do Papa. Ele não pode vir pessoalmente, e por isso envia um dos cardeais mais expoentes do Vaticano para trazer sua bênção apostólica para nós. Já havíamos pensado as celebrações inserindo a figura do Legado Pontifício, que já era uma presença aguardada.”, destaca o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida.

Apesar da expectativa, o papel do enviado pontifício nos ritos litúrgicos ainda não está definido. As celebrações passarão por uma análise no Vaticano, que determinará em quais momentos haverá a participação do cardeal.

Ligação com Aparecida – Esta não será a primeira vez que o religioso estará em Aparecida. No ano de 2007, o italiano foi o Presidente da V Conferência do Episcopado Latino-Americano (CELAM), que aconteceu na Basílica da Padroeira do Brasil. Ele esteve presente no Brasil novamente no ano de 2011, durante a cerimônia de Dedicação Solene da Catedral de Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal (PA), como enviado do Papa Bento XVI.

A familiaridade do purpurado com Aparecida aumentou ainda mais a expectativa dos representantes do Santuário Nacional para as comemorações de outubro. “É alguém que já tem uma história com Aparecida, o que aumenta nossa alegria em receber este representante do Papa.”, destaca padre João.

Criado cardeal em 2001, Dom Giovanini Batista Re é prefeito emérito da Congregação para os Bispos e presidente emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina. Em 2013, presidiu o conclave que elegeu o Papa Francisco. Atualmente, o italiano ocupa o cargo de vice-Decano do Colégio de Cardeais.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »