NOVOS VÔOS ALAVANCAM PROMOÇÃO DO BRASIL NOS ESTADOS UNIDOS

Embratur promove, até 28 de setembro, workshops em dez cidades norte-americanas. Iniciativa reforça a promoção de destinos brasileiros que ganharam novos voos para aquele país.Diversificar os destinos divulgados no segundo maior emissor internacional de turistas para o Brasil. Este é um dos objetivos do Ministério do Turismo que, por meio da Embratur, aposta nas novas rotas aéreas lançadas no ano passado para incrementar o fluxo de visitantes norte-americanos para o Brasil.

Desta vez, a Embratur investiu na realização de workshops em dez cidades norte-americanas com o intuito de mostrar aos profissionais de turismo daquele país roteiros e destinos que podem ser comercializados a partir das possibilidades abertas com os novos voos. Com o nome de “Beyond the Beaten Path” (Além do caminho mais percorrido), os workshops apresentam destinos brasileiros alternativos aos já tradicionalmente conhecidos no mercado norte-americano.

Até agora, Atlanta (05/05), Miami (07/05) e Los Angeles (12/05) já receberam o evento, que conta com participação média de cem pessoas, entre representantes de operadoras de turismo e agentes de viagem.Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, a ocasião é extremamente relevante para o estreitamento de relações entre o trade norte-americano e agentes da cadeia turística do Brasil. “Os workshops geram maior aproximação entre os canais de distribuição num momento que oportunidades se abrem com os novos voos do Brasil para os Estados Unidos”, ressaltou. “O mais interessante é que foram criados portões de entrada diferentes dos que já existiam, o que amplia as possibilidades de divulgação da diversidade brasileira nos Estados Unidos”.

Em cada encontro, um estado brasileiro recebe destaque durante a apresentação. Entre eles estão Pernambuco, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal, colocando em evidência destinos contemplados pelos novos voos. Após a apresentação, acontecem as rodadas de negócios e coquetel com destaque para a gastronomia do estado anfitrião.

Na programação estão previstos ainda workshops em São Francisco (14/05), Filadélfia (09/06), New Jersey (10/06), New York (11/06), Boston (22/09), Washington D.C (24/09) e Chicago (28/09).

Novos voos

Em novembro do ano passado a companhia aérea norte-americana American Airlines iniciou duas novas rotas para o Brasil: Miami/Belo Horizonte (três frequências semanais) e Miami/Recife/Salvador (voos diários). No mês seguinte, foi a vez da Delta Airlines, também dos Estados Unidos, entrar no mercado da rotas Atlanta/Fortaleza/Recife e Atlanta/Manaus – com três e quatro frequências semanais respectivamente. Hoje, Brasil e Estados Unidos contam com 161 frequências semanais de voos.

Turista norte-americano

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas internacionais para o Brasil, com 14% do fluxo de visitantes vindos do exterior. Em 2007, cerca de 700 mil turistas norte-americanos vieram ao País. O gasto médio diário do norte-americanos que vem a lazer é de US$ 99,1 diários.

Assessoria de Comunicação da EMBRATUR