Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

NOVO JORNAL QUER TRIANGULAÇÃO DE INFORMAÇÃO ENTRE LUSÓFONOS

O jornal Brasil Econômico permitirá a “triangulação de informação” entre o mercado brasileiro, Portugal e Angola, disse nesta quinta-feira à Agência Lusa um responsável pelo grupo português Ongoing, controlador do novo diário.

O vice-presidente do Ongoing Media, Rafael Mora, salientou, no lançamento do novo diário, em São Paulo, que a atuação no Brasil era o que faltava ao grupo, já presente em Portugal e Angola.

“A estratégia do grupo sempre esteve baseada numa ambição lusófona, ambição não original, que muitas empresas têm mas de difícil concretização”, afirmou.

“E, hoje em dia, não se pode falar de lusofonia, sem se falar do Brasil e dos países africanos de língua portuguesa”, disse o responsável.

A primeira edição do Brasil Econômico, resultado de um investimento de cerca de R$ 30 milhões, circula hoje com 55 mil exemplares e 72 páginas, metade delas com publicidade.

Com uma equipe de cerca de 65 jornalistas, o novo jornal vai apostar na integração com o Diário Económico, em Portugal, e com o semanário Expansão, de Angola, títulos controlados igualmente pelo grupo português.

“Em vez de preferir aquele lema do (presidente Barack) Obama ‘Yes, we can’, preferimos o ‘Yes, we did’ porque o ‘can’ implica desejo e o ‘did’ implica realização”, frisou Mora.

“A triangulação de informação vai ser uma realidade, não será um desejo. Estamos orgulhosos porque toda gente dizia que era muito difícil mas estamos aqui celebrando o ‘did’ não o ‘can’”, afirmou.

Rafael Mora salientou que o lançamento do Brasil Econômico aconteceu num “tempo recorde”, a partir do surgimento de uma oportunidade de negócio, com o fim da Gazeta Mercantil, então o mais tradicional diário de economia do país.

“O triste desaparecimento da Gazeta Mercantil tinha que ser ocupado rapidamente porque outro poderia ocupá-lo. Demonstramos que o grupo tem qualidade, uma equipe extraordinária”, disse o executivo.

A periodicidade do novo diário será de segunda-feira a sábado, um diferencial em relação ao seu concorrente direto, o jornal Valor Econômico, cuja circulação termina sexta-feira.

O novo jornal utiliza papel salmão, impressão com qualidade de revista, que evita o desprendimento da tinta, e formato tablóide, uma novidade em relação ao modelo dominante no Brasil.

A paginação utiliza fotos abertas em duas páginas, com menos texto (artigos com 3.200 caracteres) e mais recursos gráficos.

Aos sábados, o jornal vai publicar o caderno Outlook, com temas variados, e procurará oferecer um noticiário mais profundo dos temas abordados durante a semana.

O jornal publicará igualmente uma revista mensal, a “Fora de Série”, inspirada na “How to Spend It”, do Financial Times, com artigos sobre consumo, marcas, moda, turismo e outros.
FONTE -AGENCIA LUSA

Boa Viagem