Notas sobre a suspensão do serviço de passaporte

Até o momento não recebemos por parte de nossas agências de viagens associadas registro de solicitações de cancelamento ou adiamento da viagem por conta da suspensão na entrega do passaporte. Não esperamos que haja impacto direto na movimentação da temporada de julho, porque essa é uma venda que geralmente acontece com maior antecedência. As famílias se programam com mais tempo para as viagens de férias, especialmente quando envolvem destinos internacionais, onde o passaporte é um documento imprescindível – assim sendo, quem se programou para essa viagem ou já tinha o documento ou fez a solicitação com antecedência.
Quem foi atendido nos postos e teve o atendimento completado (e confirmado) até o dia 27/06 receberá normalmente o passaporte, segundo assegurou a Polícia Federal.
De toda a forma, essa é uma situação preocupante, se a suspensão se estender por longo período, considerando que não afeta apenas as viagens de lazer, mas também as de negócios. O corporativo é um segmento que movimenta muito o turismo ao longo do ano todo e não apenas nas temporadas.
Caso seja realmente necessário um adiamento ou cancelamento da viagem, é importante que o passageiro tenha ciência das regras e políticas tarifárias dos fornecedores (hotéis, companhias aéreas etc), isso tem que estar sempre bem explicitado no contrato; na venda assistida por um agente de viagens essa orientação ao cliente é fundamental.

Confira a nota oficial da Polícia Federal:

Sobre o serviço de passaportes, a Polícia Federal informa que está suspensa a confecção de novas cadernetas de passaportes solicitadas a partir de hoje, 27/06, às 22 horas.

A medida decorre da insuficiência do orçamento destinado às atividades de controle migratório e emissão de documentos de viagem.

O agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuarão funcionando normalmente. No entanto, não há previsão para entrega do passaporte solicitado, enquanto não for normalizada a situação orçamentária.

Usuários atendidos nos postos de emissão até o dia 27/06 receberão seus passaportes normalmente.

A Polícia Federal acompanha atentamente a situação junto ao Governo Federal para o restabelecimento completo do serviço.

PERGUNTAS E RESPOSTAS

1) Quem foi atendido nos postos e teve o atendimento completado (confirmado) até o dia 27: recebe o passaporte normalmente.
2) Quem está agendado, pode comparecer na data prevista, mas não há prazo para confecção do documento e posterior entrega.
3) Quem pagou a taxa, mas não agendou, pode agendar e será atendido normalmente, mas não há data para confecção do documento e posterior entrega.
4) A renovação de passaporte não é obrigatória. Só renove se for viajar.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »