NILSN HENKEL SERÁ O LUFTHANSA STAR CHEF EM JANEIRO E FEVEREIRO

O “Cozinheiro do Ano 2009” (Gault Millau) foi convidado pela Lufthansa para ser seu próximo Lufthansa Star Chef. Nils Henkel, chef do “Restaurant Dieter Müller” no “Schlosshotel Lerbach”, criou os cardápios que serão servidos aos passageiros nos voos de longa distância a partir da Alemanha nas classes First e Business Class em janeiro e fevereiro de 2010, incluindo as rotas para o Brasil. Sua filosofia visa proporcionar uma experiência saborosa a cada passageiro.

Henkel gosta de fazer uso do amplo leque de ervas e aromas. Sua cozinha é marcada por contrastes e moderna leveza. Seus arranjos são rodeados por texturas bem temperadas e seu sabor, de uma precisão digna de nota. Na First Class, a diversificada seleção de entradas oferece bife-rolê de filé de vitela com raiz forte, relish de pepinos, sorvete de raiz forte e vinagrete de semente de mostarda, enguia defumada com compota de pera e vagem, além de uma terrina de couve-flor e ervas com emulsão de manteiga de nozes e vincotto. Depois de vários tipos de salada, o passageiro poderá então escolher entre paleta ao molho de vinagre Zweigelt, bolinhos de tutano e confit de cenoura e Liebstöckel, uma erva alemã, peixe Heilbutt com molho de camarão e dill e camarões do Mar do Norte com batatas em conserva em óleo de dill, uma fatia de chicória com queijo Mimolette, molho de queijo Mimolette, nhoques de ervas e compota de tomate ou então um bife-rolê de codorna e galetos no molho de alcaçuz temperado com pak choy e purê de berinjela. Como sobremesas, brioche caramelizado com marmelo refogado, molho de açúcar mascavo e sorvete de caramelo com flor de sal, ou então uma fatia de chocolate ao leite com pão de mel, fatias de abacaxi com pimenta cubeba e coentro, complementadas por exclusiva seleção de queijos.

Na Business Class, o cardápio oferece entradas como, entre outras, truta Saibling levemente defumada no molho de laranja e manjericão com salada de erva-doce e laranja e pratos principais como bacalhau no vapor em caldeirada de vegetais com brandade de batata, coentro, páprica e abobrinhas. O ponto alto das sobremesas é o gateau de chocolate Tanariva com compota de pera e flocos de temperos.

Inspirado pelos pratos suculentos e preparados por sua mãe com muito amor, Nils Henkel decidiu ser cozinheiro ainda na escola. Para ele, cozinhar é a “expressão da alegria de viver e da cultura artesanal, no sentido de libertar os produtos do seu estado primário e dar-lhes nova definição”.

É um arquiteto gourmet, sensível às tendências, que ele introduz discretamente em suas criações. Iniciou a carreira em 1986 com um estágio no “Romantik Hotel Voss Haus”, em Eutin. Depois de passar por várias outras casas, como o “Landhaus Scherrer” em Hamburgo, Henkel se juntou à equipe do “Schlosshotel Lerbach” em 1997. No iníco de 2008, Dieter Müller confiou-lhe a direção do restaurante de mesmo nome. Henkel, membro dos Jeunes Restaurateurs d’Europe desde 2006, recebeu diversos prêmios por sua arte de cozinhar. Para 2010, o Guide Michelin conferiu, mais uma vez, três estrelas ao seu restaurante, o Gault Millau 18 pontos, o Feinschmecker cinco pontos, Aral cinco colheres, Bertelsmann cinco toucas de Varta cinco diamantes.

O programa Lufthansa Star Chef
Desde janeiro de 2000, os passageiros Lufthansa são beneficiados também na área gastronômica: cardápios cheios de imaginação, criados por renomados chefs do mundo inteiro, transformam sua viagem em “prazer celestial”. Celebridades do mundo gastronômico internacional como Harald Wohlfahrt (Baiersbronn), Dieter Müller (Bergisch Gladbach), Daniel Boulud (Nova York) ou Paul Bocuse (Lyon) já atuaram como “Star Chefs” Lufthansa. Em 2005, juntaram-se a eles chefs de renome internacional com cardápios regionais dos seus países de origem, servidos em determinadas rotas de longa distância para a Alemanha.