Missa campal abre exposição dos 300 Anos em Caraguatatuba (SP)

Cidade é a única do Litoral Norte a receber exposição que comemora três séculos da Padroeira do Brasil

Por Victor Hugo Barros

 

Após percorrer cinco cidades do Vale do Paraíba, a exposição “300 Anos 300 Fotos” desembarca no Litoral Norte paulista, na cidade de Caraguatatuba (SP). Habitantes e turistas do município praiano poderão conhecer detalhes dos três séculos de devoção a Padroeira do Brasil no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Para marcar a abertura da mostra, será realizada uma missa campal na Praça do Caiçara na próxima sexta-feira (3), às 19h. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski.

A temporada de exposição está sendo aguardada com expectativa pela população caiçara. “Vai ser uma data marcante para Caraguatatuba, principalmente para o povo católico.”, destaca Alexander Palaiologos, diretor do MACC. A devoção dos munícipes é expressa em três capelas da cidade que são consagradas a Padroeira do Brasil.

A celebração e a exposição comemoram os 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, recordados em 2017. A ação é fruto de uma parceria, iniciada em 2015, entre o Museu, o Centro de Documentação e Memória do Santuário Nacional e o portal A12.com. O projeto inicial, que leva o mesmo nome da exposição, publica semanalmente imagens que ajudam a traçar um itinerário da história da devoção à Rainha e Padroeira do Brasil. Atualmente, o site abriga três galerias que possibilitam o percurso pelo desenvolvimento da fé do povo na Virgem Aparecida.

A visitação segue até o dia 03 de dezembro de terça a sábado, das 10h às 18h no MACC. A entrada é gratuita. O Museu fica a apenas 8 minutos de caminhada da Praia do Centro, uma das mais badaladas da cidade, sobretudo durante a alta temporada, quando acontecem grandes shows com cantores e artistas.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »