Ministro do Turismo, Marx Beltrão garante apoio a investimentos para alavancar o turismo em Foz

Três importantes projetos foram entregues pelo prefeito Chico Brasileiro ao ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O prefeito Chico Brasileiro pediu apoio do ministro do Turismo, Marx Beltrão para três importantes projetos que devem alavancar o turismo em Foz e região. No documento assinado pelo prefeito e o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, consta a revitalização da Avenida das Cataratas, a cessão de uso de áreas pertencentes à União, no entorno do Marco das Três Fronteiras e a implantação de e-gates – sistema automatizado para agilizar o processo de migração na Ponte Tancredo Neves e no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Após a receber os projetos  no dia 30, durante uma visita ao Marco das Três Fronteiras, o ministro ressaltou a importância da cidade para o turismo nacional e garantiu que vai buscar a viabilidade dos projetos junto aos ministérios e também ao presidente da República, Michel Temer.

 

A implantação e operação do projeto “Controle Automático de Fronteiras de Foz do Iguaçu”, consiste na instalação de cinco portais de migração eletrônica, os chamados e-gates, na Ponte Internacional Tancredo Neves e quatro no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, facilitando os processos de imigração realizados pela Polícia Federal. O custo dos equipamentos para os dois locais está avaliado em R$ 2,5 milhões.

“ Esperamos poder trazer num curto espaço de tempo notícias positivas aos pleitos da cidade. O apoio para essas reivindicações vai ao encontro da importância do turismo de Foz no contexto nacional”, disse. “ A intenção de uso das áreas da União deve ser pleiteada na portaria interministerial, entre Ministério do Turismo e SPU objetivando gerar emprego e renda nestas áreas. Foz poderia ser o primeiro lugar do país a representar o início dessa parceria, para que possamos atrair mais investimentos, sem que o Município espere anos para uma licença de aprovação ou recurso de patrimônio público”, reforçou.

Para Chico Brasileiro, os três projetos apresentados ao ministro são importantes para o fortalecimento do turismo na cidade, impulsionando a economia através de novos investimentos privados. “Estamos com uma expectativa bem positiva para a realização desses projetos, pois o ministro demonstrou interesse em apoiar Foz, consolidando nossa cidade ainda mais como um polo turístico do Brasil”, destacou o prefeito.

Segundo Piolla, a cidade vive um novo momento no turismo e na economia, onde o Município passa a oferecer um ambiente favorável para atrair novos investimentos públicos e privados. “ Um dos focos da nossa gestão será melhorar a captação de recursos e investimentos junto aos governos Federal e Estadual e também junto à iniciativa privada. E, para isso, ter bons projetos é fundamental. Estamos correndo para recuperar o tempo perdido nas últimas décadas”.

Duplicação BR 469

O ministro do Turismo também se comprometeu em apoiar o projeto de duplicação da Rodovia 469, que liga o trevo da Argentina até a entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Beltrão disse que vai conversar com o ministro dos Transportes e com a bancada paranaense de deputados para viabilizar os recursos necessários da obra.

Além do Marco das Três Fronteiras, o ministro visitou o Parque Nacional do Iguaçu. Ele conheceu a nova infraestrutura do tradicional passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu, o Macuco Safari. O ministro pode acompanhar o funcionamento do plano inclinado (cadeira elevadora), que permite o acesso de cadeirantes ou portadores de necessidades especiais da chegada até a barranca do Rio Iguaçu e embarcação.

 

 

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »