Ministérios se unem pelo carnaval consciente


A ação destaca a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, incentiva ao uso da caminha e dá dicas de saúde para aproveitar melhor a viagem

O governo federal lança nesta quinta-feira (27) a campanha #CarnavalConsciente, com foco nas redes sociais. A campanha une os perfis digitais dos Ministérios da Saúde, do Turismo, do Esporte e também da Secretaria de Aviação Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República para conscientizar os foliões sobre os cuidados que devem ser tomados durante as comemorações. A campanha aborda assuntos como prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes, o incentivo ao uso da caminha, oferece dicas de saúde e de como aproveitar melhor a viagem.
O foco da campanha do Ministério do Turismo volta-se à proteção de crianças e adolescentes contra a exploração sexual. A pasta também ressalta a importância de valorizar o repertório cultural das diversas manifestações culturais, preservando a beleza das cidades e o cuidado com o lixo produzido. Consumir produtos turísticos com consciência durante a folia também é uma recomendação da campanha. 

Para aproveitar o carnaval com saúde, o folião deve tomar alguns cuidados, como se hidratar e usar preservativo. Com esse mote, o Ministério da Saúde entra na campanha chamando a atenção para cinco atitudes essenciais: beber bastante água, usar o protetor solar, doar sangue antes de cair na folia, destacar um amigo que não bebe para assumir o volante e sempre usar camisinha.
“O governo quer estimular atitudes conscientes de turistas e moradores locais no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, ações que preservam a história, a cultura, o meio ambiente e contribuem para a economia do país”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira, sobre as peças do #CarnavalConsciente.
A Secretaria de Aviação Civil sugere levar pouca bagagem e muita alegria antes de pegar um voo. Se for levar o animal de estimação, recomenda-se atenção aos documentos necessários. Fazer check-in pela internet também é uma boa sugestão para evitar filas.

“O governo está melhorando a infraestrutura dos aeroportos brasileiros para garantir mais conforto e bem-estar aos passageiros. Com a chegada do Carnaval, é hora de aproveitar e se divertir. Lembre-se de chegar com antecedência ao aeroporto, evite muitas bagagens e se houver algum problema, procure a Anac ou a administração do terminal”, diz o secretário da Aviação Civil, Moreira Franco.