Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

MINAS GERAIS É DESTAQUE COMO DESTINO PRIORITÁRIO AOS TURISTAS ESTRANGEIROS NA COPA DO MUNDO DE 2014

Minas Gerais possui o maior número de municípios definidos pelo Ministério do Turismo como preferenciais nas ações de promoção oficial ao turista estrangeiro que visitará o país na Copa do Mundo de 2014. Dos 189 destinos selecionados, 22 são mineiros.

O resultado é fruto de estratégia de planejamento e gestão do Governo do Estado de Minas Gerais, que adota ações, com antecedência, para estruturação dos destinos, contribuindo para o aumento da competitividade nos mercados nacional e internacional.

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, comemora a escolha do Ministério e atribui o resultado ao trabalho integrado realizado na gestão do turismo mineiro. “Sabemos que o turista que vem para a Copa deverá visitar, em média, três cidades além do destino escolhido para acompanhar os jogos. Para atender à demanda, o Governo de Minas vem trabalhando, junto aos receptivos mineiros, roteiros prioritários para a Copa de 2014, a fim de que o turista conheça os atrativos e aumente a sua permanência no Estado”.

Ainda de acordo com o secretário, o resultado é a comprovação da pluralidade cultural e riqueza natural do Estado, tornando Minas Gerais um destino procurado pelos turistas que buscam alternativa aos destinos de sol e praia. “Pesquisa de Demanda Internacional no Brasil, divulgada pelo Ministério do Turismo, em 2010, demonstra que 32,7% dos turistas que viajam a lazer, procuram atrativos de natureza, ecoturismo e aventura e 18% procuram atrativos de cultura.”

Destinos mineiros

Os destinos foram escolhidos seguindo o critério de distância de até três horas (via terrestre) ou até duas horas (via aérea) das cidades-sede do Mundial. Em Minas Gerais, foram escolhidos, no raio de 50 km da capital Belo Horizonte, Mariana, Sabará e Brumadinho (Inhotim). Até 150 km, o turista poderá conhecer Ouro Preto, Congonhas e, na Região das Grutas, Lagoa Santa, Sete Lagoas e Cordisburgo. A até 300 km, os cidades escolhidas foram: Tiradentes, São João del Rei, Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Lagoa Dourada, Diamantina e Serro. E, acima de 300 km, a sugestão são os destinos de bem-estar: Caxambu, São Lourenço, Lambari, Três Corações e Araxá.

Todo empenho já vem sendo feito para melhoria da infraestrutura, capacitação e preparação do Estado. A maior conquista para o turismo de Minas Gerais em 2011 foi o repasse do ICMS relativo ao critério “turismo”, para 44 municípios do Estado. Além de ser uma ação pioneira no Brasil, Minas Gerais dá exemplo da descentralização de recursos, com repasses diretos aos municípios, para investimentos em ações, programas e projetos voltados para o desenvolvimento do setor turístico.

Veja abaixo o ranking.

Número de destinos prioritários definidos pelo Ministério do Turismo
Minas Gerais 22
Bahia 20
Ceará 14
Rio Grande do Norte 12
Paraíba 11
Amazonas 11
Rio de Janeiro 11
Mato Grosso 11
Maranhão 09
Alagoas 09
Espírito Santo 09
Santa Catarina 08
Pernambuco 07
Rio Grande do Sul 07
São Paulo 06
Goiás 06
Mato Grosso do Sul 04
Paraná 04
Piauí 03
Tocantins 03
Distrito Federal 01
Pará 01

Boa Viagem