Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

MÁRCIO FÉLIX É O NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESPÍRITO SANTO

O novo secretário enfatizou que se dedicará a todas as áreas relacionadas com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. O novo secretário é irmão desta jornalista colunista, blogueira.
O ex-gerente geral da Unidade de Negócios da Petrobras no Espírito Santo, Márcio Félix, foi nomeado, na tarde da quarta-feira (10), pelo governador Paulo Hartung, como o novo secretário de Estado de Desenvolvimento. A cerimônia de posse foi realizada no Centro de Convenções de Vitória e reuniu centenas de convidados, entre autoridades estaduais e municipais e lideranças empresariais, religiosas e comunitárias. Márcio Félix assume a pasta em substituição a Guilherme Dias, que deixou a secretaria para fazer doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Félix trabalhou por seis anos como gerente-geral da Unidade de Negócios da estatal no Espírito Santo (UN-ES) e, em junho de 2009, assumiu a gerência de Novos Negócios da Diretoria de Exploração e Produção, no Rio de Janeiro.

De volta ao Estado, ele dará continuidade ao trabalho realizado por Guilherme Dias, que deixou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), no início deste mês, para fazer doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Depois de tomar posse, Márcio Félix destacou sua motivação em assumir a pasta. “Dois motivos me trouxeram aqui: o sentimento de gratidão pelos 10 anos que passei no Espírito Santo, quando fui me tornando capixaba, e a fé que tenho no futuro deste Estado”.

O novo secretário enfatizou que se dedicará a todas as áreas relacionadas com o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. “Não vou ser o secretário do petróleo e gás. Petróleo e gás são elementos catalisadores do desenvolvimento. Mas, até pelo nível de investimentos que vêm sendo realizados, é importante valorizar esta área. Tanto que esses dias a produção de petróleo em áreas capixabas atingiu o maior nível de todos os tempos. Hoje o Estado produz 185 mil barris diários de óleo. Mas é importante ressaltar que, nos próximos anos, a produção brasileira vai encontrar seu crescimento no Espírito Santo. Com a entrada do FPSO Capixaba e da P-57 no fim do ano, além de áreas como Golfinho e o Parque das Conchas, o Espírito Santo deve ultrapassar os 300 mil barris/dia”, destacou Félix.

O governador Paulo Hartung deu boas-vindas ao novo secretário e afirmou que Márcio é mais um profissional talentoso que aceita o convite para compor a equipe de Governo. “É extraordinário trazer um quadro com a sua envergadura para o nosso time. Você, Márcio, chega em um momento extremamente adequado, quando o Espírito Santo vem ganhando cada vez mais destaque pelo seu dinamismo econômico, especialmente no que se refere ao setor de petróleo e gás, do qual você é um especialista”, afirmou.

Hartung ressaltou que Márcio Félix vai somar esforços ao trabalho do Governo do Estado para atrair uma fábrica de fertilizantes, na região de Cacimbas, em Linhares, além de novos investimentos ligados à cadeia produtiva do petróleo e gás. “Queremos aproveitar esse momento, em que a produção de petróleo e gás cresce no Estado, para fortalecer essa importante cadeia produtiva, com especial atenção para as empresas e trabalhadores locais”, pontuou.

O governador lembrou que a meta do Governo é qualificar cada vez mais jovens e trabalhadores locais para que eles possam aproveitar as oportunidades do terceiro ciclo da economia capixaba. “Também será tarefa do novo secretário dar continuidade ao trabalho de qualificação das empresas locais para que elas possam prestar serviços aqui no Estado e no Brasil”, ressaltou.

Hartung destacou que Márcio Félix também irá atuar para evoluir no Termo de Compromisso firmado com a Petrobras, há dois anos, com o objetivo de adensar a cadeia produtiva do petróleo e gás. “Podemos evoluir nesse documento, até pelo papel de protagonismo que o Espírito Santo vai ter com a produção de petróleo e gás na camada de pré-sal”, frisou.

O governador também agradeceu o trabalho desenvolvido pelo secretário Guilherme Dias. “Muito obrigado em nome de todos os capixabas pelo seu trabalho, que nunca ficou limitado às pastas que você ocupou. Sempre esteve atento e contribuindo com todas as áreas de governo. Foi extraordinário poder contar com o seu trabalho, com a sua dedicação e com a sua inteligência”, disse o governador.

Félix trabalhou por seis anos como gerente-geral da Unidade de Negócios da estatal no Espírito Santo (UN-ES) e, em junho de 2009, assumiu a gerência de Novos Negócios da Diretoria de Exploração e Produção, no Rio de Janeiro.

Agora, o novo secretário pretende utilizar seus 27 anos de experiência na área de petróleo e gás natural para fortalecer a economia capixaba, já que o setor petrolífero é um dos carros-chefes do crescimento do Estado.

Hoje, o Espírito Santo é o segundo maior produtor de petróleo do País – com perspectiva de chegar a 500 mil barris/dia até 2013 – além de ser um grande produtor de gás natural, contabilizando a marca de 8 milhões de metros cúbicos/dia no final de 2008, número que, segundo estimativas, passará aos 20 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural, em 2010.

Além das perspectivas de crescimento em torno dessa cadeia produtiva, Félix chega com a missão de continuar o trabalho de diversificação econômica e fortalecimento dos arranjos produtivos já estabelecidos no Estado, como o setor metalmecânico, o agronegócio, o segmento de rochas ornamentais, vestuário, moveleiro, entre outros.

Boa Viagem