MAIS DE MIL ESTUDANTES E PROFESSORES PARTICIPARAM DO FÓRUM INTERNACIONAL DE TURISMO DO IGUASSU


Um bom público prestigiou a abertura do evento nesta quinta-feira (29). Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas
Enquanto na Feira de Turismo e Negócios, o público do Festival das Cataratas tem a oportunidade de conhecer o que há de melhor no mercado turístico – e de segmentos relacionados – no Brasil e no exterior, no Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é a vez do mercado poder se aproximar da comunidade acadêmica.

O Fórum já se consolidou como o principal evento técnico-científico do turismo nacional e neste ano reúne cerca de 1,1 mil estudantes de todo o Brasil em Foz do Iguaçu (PR). Para esta edição, o número de trabalhos submetidos foi recorde (270), sem deixar a qualidade de lado. “A cada ano me surpreendo mais com a quantidade e qualidade dos trabalhos. E este mérito é de vocês (estudantes) e das parcerias com as universidades”, destacou Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival nesta quinta-feira (29) durante a abertura oficial do Fórum.

Angeli também lembrou que Foz do Iguaçu já “comprou” o evento e faz questão de receber de braços abertos os estudantes e professores participantes. “Todos os nossos atrativos estão preparados para recebê-los nestes dias, assim como o comércio e a hoteleria que oferecem preços especiais. A cidade fica até mais bonita com esse tanto de estudantes”, ressaltou.

O coordenador geral do Fórum e professor da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Francisco Antonio dos Anjos, comentou sobre a evolução do evento e a necessidade de encontros como este para a formação dos futuros profissionais. “A graduação é viva e precisa ter esse reforço de motivação como um todo para ser fortalecida”, enfatizou.

Lançamento

Durante a solenidade ocorreu o lançamento do livro ‘Turismo e Megaeventos’, com 133 trabalhos selecionados em 2016. A obra foi organizada por Francisco Antônio dos Anjos; Paulo Angeli; e Sara Joana Gadotti dos Anjos, e aborda dez eixos estruturantes, com a relação do Turismo com temas como Meio Ambiente; Inovação e Tecnologia; Gastronomia; Eventos; Planejamento e Política Pública.


Alguns dos autores dos trabalhos selecionados para a publicação. Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Cidades Criativas

Com o tema “Cidades Criativas”, a palestra de abertura do 11º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foi ministrada por Luiz Gonzaga Godói Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP) e Mary Sandra Guerra Ashton, professora titular e pesquisadora na Universidade Feevale.


Mary Sandra Guerra Ashton, professora titular e pesquisadora na Universidade Feevale. Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas


Luiz Gonzaga Godói Trigo, professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). Créditos: Jean Pavão/Festival das Cataratas

Programação

As apresentações de trabalhos seguem nesta sexta-feira (30) das 8h às 18h. Às 15h20, o Prof. Daniel Muniz Junqueira, da IFB/UNIVALI ministra o minicurso “Cidades Criativas: Conceito e Características” às 15h20 na Sala Paraná 5. O encerramento do Fórum, com a premiação dos melhores trabalhos está marcado para as 19h.

Fórum

O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu é promovido pela De Angeli em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com apoio de diversas universidades e institutos brasileiros. O evento oportuniza a academia interagir diretamente com o mercado do turismo.

Nos últimos anos, o Fórum tem possibilitado uma importante discussão sobre os trabalhos produzidos em diversas instituições de ensino do Brasil. Os melhores trabalhos apresentados são publicados em livros (coletâneas), revistas científicas nacionais e anais on-line

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »