Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

MAIS DE 10 MIL VISITANTES, R$ 50 MILHÕES EM NEGÓCIOS E AVALIAÇÃO POSITIVA DO EVENTO PELAS LÍDERES DO SETOR

É O BALANÇO FINAL DA EDIÇÃO SULAMERICANA DA CEMAT, REALIZADA NO BRASIL

 

O EVENTO TEM AINDA MAIS TRÊS EDIÇÕES PROGRAMADAS PARA O SEGUNDO SEMESTRE, NA ÍNDIA, RÚSSIA E CHINA

 

 

Já agendadas para o segundo semestre na Rússia (25 de setembro), China (30 de outubro) e Índia (11 de dezembro), a CeMAT, cuja versão sul americana foi encerrada no último dia 3 de julho, no Transamérica Expo Center, consolidando-se, também no Brasil, como um encontro de soluções, ideias e negócios.

 

Criada e realizada pela Deutsche Messe AG – empresa líder em organização e promoção de feiras de negócios – a CeMAT South America atraiu, em sua terceira edição, de acordo com o balanço final dos organizadores, 10.377 visitantes, além de ter resultado em R$ 50 milhões em negócios e avaliação positiva das empresas líderes participantes. “No levantamento que fizemos logo após a CeMAT SA com os expositores, pudemos constatar o acerto em relação à inovação e oportunidade de geração de negócios proporcionadas pelo evento, bem como ideias e soluções para os desafios da logística, hoje focados na redução de custo, manutenção e mão-de-obra”, afirmou Valério Regente, diretor-geral da Hannover Fairs Sulamérica, empresa integrante da Deutsche Messe AG, organizadora da feira.

 

A afirmação do executivo está refletida, por exemplo, na avaliação dos executivos da Crown, Düren, SecPower, Tedesco Engenharia: “Nossos objetivos foram 100% atingidos, tivemos um alcance significativo de público, considerável prospecção de clientes, divulgação de nossa marca e garantimos uma visão mais ampla de um público altamente especializado”, disse Alex Apolinário, executivo da Tedesco. Para ele, o evento “chamou a atenção pela facilidade de acesso à informação encontrada no site, pelos detalhes preparados para acolher cada visitante com respeito e tranquilidade e pelo retorno imediato que trouxe”.

 

Para Rafael Arroyo, da Crown, “o evento foi bem conduzido, com boa disposição de conteúdo e comparação de marcas, produtos e tecnologias, possibilitando aos visitantes uma compreensão do que está disponível no mercado nacional”. Arroyo disse ainda que “a CeMAT representa uma oportunidade de exposição e demonstração ao mercado de quem somos, portfólio e diferenciais, como qualidade, tecnologia, capacidade e serviços”. O executivo lembrou os benefícios pós-evento de uma feira como a CeMAT. “Muitos outros objetivos são alcançados após a realização do evento, em uma linha constante de trabalho no que tange à comunicação, relacionamento, vendas e serviços”. Arroyo se declarou satisfeito com a reação do público às soluções levadas por sua empresa: “Fomos muito bem recebidos pelo público, com grande destaque às novidades tecnológicas dispostas no estande”.

 

Outro expositor que está estimulado com os resultados do evento é Mauricio Eduardo Rocha, da Düren Equipamentos Industriais. “Tivemos um número de visitantes além do esperado”, disse o executivo, acrescentando que já no primeiro dia a feira superou metas e presença no evento. O executivo assinalou que entre os objetivos de participação no evento estava o de atrair novos clientes e que a empresa já está recebendo pedidos de propostas a menos de quinze dias do final da feira. A Duren apresentou duas linhas de produtos novos da empresa.

 

Wagner Brozinga, da SecPower, manifestou satisfação com a decisão da empresa de participar de um evento do setor e ter escolhido a CeMAT SA. “Esta foi a nossa primeira exposição”, informou o executivo assinalando que optaram pela feira internacional de logística“por ser a maior e mais importante feira dirigida ao segmento de movimentação & armazenagem da América Latina.” O executivo afirmou que durante todo o evento a empresa teve um estande bastante movimentado, com importantes visitas e que a feira também superou suas expectativas. “Foi um sucesso!”, comemorou. “Identificamos entre os visitantes, os principais usuários de nossos produtos e firmamos algumas parcerias”, acrescentou.

 

O que o público buscou e encontrou

A logística tornou-se no Brasil uma atividade que atrai um público interessado na busca de soluções que desafiam as organizações dos mais diversos setores. Formado por profissionais e empresários dos mais diversos segmentos da economia, este público foi conferir as inovações do evento – como o Display Inovação, que revelou ao vivo o processo de logística -, participar de encontros para incrementar negócios e reciclagem profissional – Business Matchmaking e Speech Space – e para conhecer soluções e lançamentos dos 211 principais fabricantes de máquinas, equipamentos e desenvolvedores de sistemas para levar para suas empresas.

 

A feira ofereceu muitas novidades para toda a cadeia, mas o forte da CeMAT 2015 foram as soluções tecnológicas para aperfeiçoar sistemas de controle de movimentação de cargas e processos logísticos em geral, cada vez mais sofisticados”, avaliou Regente, observando que o foco das empresas está “na redução de custos e de prazos e no aumento da produtividade que as soluções logísticas podem incrementar”.

 

Segundo Andressa Holzmann, gerente da feira, “os produtos e serviços que mais se destacaram na CeMAT South America 2015 continham alta tecnologia embarcada como empilhadeiras, transpaleteiras, carros satélite e sistemas de administração de armazéns, trazidos por empresas como Linde, Crown, Tedesco, Águia Sistemas, e outras”.

 

Produtos, serviços e soluções que chegaram ao mercado pela CeMAT

A feira internacional de materiais e logística foi a oportunidade para que as empresas apresentassem ao mercado seus lançamentos em maquinário, equipamento, tecnologia e insumos.

 

Tecnologia – A área de tecnologia é a que mais se destacou, tanto em hardwares quanto em softwares, impulsionada pela necessidade de proporcionar mais agilidade, confiabilidade e segurança aos processos, com menor custo. Dentre elas, o sistema de transportadores contínuos da Águia Sistemas, as novidades da Movetec, como o aviso luminoso para maior segurança de quem transita em lugares com fluxo de empilhadeiras, e o Laser Garfo, produto que tem um sensor de laser alocado entre os garfos, possibilitando maior precisão para ‘visualizar’ a carga em locais com pouca luz, dando direção exata para os serviços que necessitam deste manuseio.

 

A italiana Indeva apresentou os manipuladores com gravidade zero, que permitem o manuseio de cargas pesadas sem que o operador precise levantar peso, enquanto a Movitrans surpreendeu o público com um sistema de controle de entregas e coletas via celular, com acompanhamento em tempo real pela internet. O sistema de dimensionamento, identificação e pesagem dinâmico e estático da Sick, e o de armazenagem automática e de preparação de pedidos da Ulma foram outras novidades que atraíram a atenção do público presente à CeMAT.

 

Ainda na área de tecnologia, a GKO Informática levou a mais nova versão do GKO frete, software líder na gestão de fretes, e a Inovatech mostrou os novos sistemas de gerenciamento de centros de distribuição, operadores logísticos e armazéns gerais e de fretes para embarcadores. Uma célula de descarregamento automática da Projepack, que consiste em um braço robótico que garante mais eficiência à rotina produtiva, foi outra inovação; os garfos telescópicos, que têm a capacidade de avançar a carga e possibilitar o carregamento de ambos os lados da carroceria do caminhão, e o posicionador de garfos, ideal para carga e descarga de contêineres, foram novidades pela Saur.

 

Os leitores Cognex RTM, da Pollux Automation, podem se conectar a mais de cem leitores simultaneamente e garantiram interesse dos visitantes no estande da empresa. A Honeywell lançou o Scanner de Código de Barras Voyager 1602g, que funciona sem fio e sem bateria e a impressora térmica PC42t para impressão de etiquetas.

 

Equipamentos – Nesta categoria, a grande novidade ficou por conta do carro satélite e outro de alta velocidade da Cassioli Brasil, além da performance para os sistemas de movimentação nas mais diversas aplicações. O porta-palete autoportante, o drive in com carro satélite da Bertolini e o lançamento de perfis de fibra de carbono para pontes rolantes da Eepos, que proporcionam melhor ergonomia, também foram destaques no evento.

 

Fabricada no Brasil, a selecionadora de pedidos horizontal, modelo SP25H, com capacidade de carga de 2.500kg, foi a inovação da Paletrans Equipamentos, enquanto a alemã Jungheinrich revelou a nova geração de rebocadores Série 5 e mais dois modelos de trailers com maior capacidade de carga.

 

Já a Kaufmann expôs transportadores de classificação (mini-sorter) para produtos embalados. A transpaleteira PC 4500, da Crown, que pode ser comandada pelo operador à distância, por meio de uma luva eletrônica sem fio, que tem os controles de aceleração, parada e alarmes; o Dual Motion da Grammer, um assento ergonômico com prolongador de encosto adaptável; e a nova plataforma veicular para caminhões da Cargomaxx também chamaram a atenção.

 

Outros equipamentos apresentados foram o carro de transferência de paletes da Scheffer, que agiliza a movimentação dos paletes dentro do armazém, e o carro satélite, que possibilita acomodar volumes em até oito posições diferentes dentro das estantes. Já a combinação de soluções da Siilog associa opções de movimentação de volumes por esteiras aéreas, terrestres e armazenamento por um braço magnético guiado por laser que lê as coordenadas de cada caixa apanhada e as coloca em uma posição definida dentro do armazém. Essas operações são muito usadas nas indústrias automotiva e eletrônica.

 

No setor de empilhadeiras uma atração foi o modelo HT25T a gás, da Linde, com mecânica adaptada para as necessidades dos operadores brasileiros. Com capacidade para 2,5 toneladas, o equipamento começa a ser produzido no Brasil em agosto deste ano.

 

Um caminhão de 15 metros de comprimento e com capacidade de carga equivalente a duas carretas convencionais também se destacou na feira. Fabricado pela Labor e batizado de New Sider, o baú tem dois andares e capacidade de transportar 43 paletes de 1,70m de altura, com carregamento integral por empilhadeira. Pela capacidade de carga, seu uso representa economia de mão-de-obra, combustível, pedágio e manutenção. Toda a operação de carregamento e retirada das cargas foi demonstrada ao vivo.

 

Máquinas – A maioria das novidades deste segmento garante às empresas maior gestão e mobilidade da carga, com inovações tecnológicas vistas com bons olhos pelos empresários. A Combilift lançou uma empilhadeira que estufa e desova cargas de até 16 toneladas em contêiner. Enquanto isso, o Grupo Tedesco mostrou seu autoportante – sistema de armazenagem ‘ao contrário’, ou seja, primeiro são montadas as estantes e depois, o galpão. Muito utilizado nas empresas que mantêm estoque vertical, especialmente nas regiões Centro Oeste e Nordeste, esse sistema garante mais ganho e redução de perdas na armazenagem.

 

A Düren foi para a feira apresentando uma talha elétrica de corrente – equipamento utilizado para elevação de carga, em conjunto com outros de movimentação – com duplo-gancho, ideal para cargas com elevado volume, como assoalhos de carros, tubos etc. Para garantir uma maior mobilidade na movimentação de cargas, a B. Lotti apresentou a linha de içamento para rotações completas. A GTM Máquinas e Equipamentos levou ao evento alguns modelos de empilhadeiras, assim como a Hangcha Forlift, que apresentou uma empilhadeira elétrica de 4 rodas de alta performance, capaz de atingir altas elevações.

 

A Mecalux expôs novos transelevadores para pallets, para facilitar sua movimentação. A Toyota apresentou uma nova linha de empilhadeiras e rebocadores, assim como a Yale, que inovou ao mostrar uma movida à combustão. A Emplaca apresentou novas soluções de identificação em áreas blocadas, com Multiple Frame – um suporte de fixação de placas de identificação, próprios para endereçamento, e a Panotec exibiu uma máquina que corta folhas de papelão para a confecção de caixas.

 

Insumos – A CeMAT SA também reuniu os principais fornecedores de insumos para logística. A Continental mostrou o mais avançado e resistente pneu de empilhadeira do mundo, o SC 20 Mileage+™, resultado de um novo composto de borracha utilizado em sua fabricação, que contém cadeias com melhores conexões de enxofre que potencializam esses benefícios. Além disso, sua banda oferece máxima resistência a cortes e perfurações, tornando este pneu superelástico ideal para aplicações exigentes ao ar livre, incluindo superfícies altamente abrasivas como pisos de concreto, pedras ou paralelepípedos. Já a Rodaco e a Trelleborg Wheel Systems apresentaram um novo pneu industrial superelástico, o “New Solution”, e o pneu com tecnologia Pit Stop Line, respectivamente.

 

A Fronius levou uma tecnologia única no mundo, que permite o carregamento de baterias de forma mais rápida e segura, efetuando a leitura de sua resistência interna. Enquanto isso, a Equaliza apostou em um sistema de carregamento em alta frequência, com monitoramento de baterias e comunicação via rádio. A JLW Eletromax expôs carregadores desenvolvidos com a tecnologia de ponta, visando à diminuição dos custos de energia e prolongamento da vida útil da bateria. Por outro lado, a KM Carregadores apresentou o descarregador com análise de descarga, que permite a descarga de baterias de tensões diversas.

 

Os visitantes puderam conferir ainda as baterias tracionárias da Sec Power e da Moura, que mostrou também baterias metroferroviárias. Outro destaque foi a bateria de fosfato de ferro da Build Your Dream (BYD). Segundo a empresa, esse modelo deve revolucionar o mercado, pois tem uma duração de 16 horas, além da recarga total poder ser feita em apenas 2h. E a Vinnig apresentou novos modelos de controladores de impulso, aceleradores, chaves de emergência e conectores de bateria.

 

Negócio Fechado  

A CeMAT posiciona-se como um evento técnico e de negócios. Os empresários participam para buscar negócios objetivos – realizados durante o evento – e ampliar sua rede comercial que gera negócios pós-evento. Mas os R$ 50 milhões em negócios alcançados durante a CeMAT se devem não só às vendas nos estandes, mas ao resultado das 150 reuniões, previamente agendadas, com 16 empresas compradoras de 12 países – entre as quais, a brasileira Hering, a coreana Samsung e a alemã BMW – no Business Matchmaking, área reservada para reuniões de negócios.

 

E uma das atrações que mais movimentaram o público na feira foi o Display Inovação, área com 2 mil m2 dentro do pavilhão, que realizou demonstrações ao vivo de produtos e serviços de expositores da feira, em uma linha de operação logística, com a exibição das várias etapas de processamento de materiais, desde a entrega em caminhão, armazenamento, fracionamento, embalagem, endereçamento e distribuição. Na demonstração foi usada meia tonelada de alimentos, doada para a ONG Banco de Alimentos.

 

 

Agenda de Feiras Internacionais da Deutsche Messe AG

Fundamental para o desenvolvimento da atividade econômica, movimentando uma grande cadeia de negócios, a logística é o foco de várias feiras promovidas pela Deustche Messe AG, sob a marca CeMAT em 8 países. Em seguida à realização da CeMAT SA, que trouxe uma comitiva da Alemanha para acompanhar o evento no Brasil, segundo Natali Flores, gerente do portfólio de feiras da empresa no País, já estão agendadas: em Moscou, na Rússia, de 22 a 25 de setembro de 2015; Em Shangai, na China, de 27 a 30 de outubro de 2015; em Nova Delhi, na Índia, de 9 a 11 de dezembro de 2015; em Istambul, na Turquia, de 17 a 20 de março de 2016; em Hannover, na Alemanha, de 31 de maio a 3 de junho de 2016; em Melbourne, Austrália,  de 12 a 14 de julho de 2016, e em Milão, na Itália, em 2018.

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem