MAIOR BANCO DA ÁFRICA QUER EXPANDIR NO BRASIL

 O Standard Bank está à procura de oportunidades de aquisição para expandir suas operações em Angola e Brasil, entre outros mercados, afirmou o presidente do banco sul-africano, considerado o maior da África.

Depois de ter recentemente comprado 33% do banco russo Troika Dialog, o executivo Jacko Maree acredita que a atual conjuntura de recessão nos mercados financeiros e bolsistas permite fazer aquisições a “preços de desconto”.

Presente em 17 países, o Standard está pensando agora em ampliar sua presença em mercados como Brasil, Nigéria, Angola, Gana e Quênia.

“Estamos continuamente em discussões e à procura de alvos”, afirmou o presidente do Standard Bank, em entrevista durante o lançamento de um fundo de apoio às pequenas explorações agrícolas em quatro países africanos. Trata-se de uma iniciativa conjunta do banco e da Aliança para uma Revolução Verde em África (AGRA), liderada pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

O fundo, dotado de US$ 100 milhões, destina-se a apoiar pequenas explorações agrícolas em Gana, Tanzânia, Moçambique e Uganda.

No evento, Maree destacou as dificuldades dos agricultores que vivem de uma agricultura de subsistência em conseguir financiamento para investir em boas sementes, para realizar melhorias ou em sistemas de irrigação para aumentar a produtividade e as receitas.

O executivo pediu ainda aos governos para que coloquem em prática os programas de investimento no setor agrícola.