Lanterna Magika” 60 anos surpreendendo seus visitantes

“Lanterna Magika” 60 anos surpreendendo seus visitantes

Laterna Magika, O primeiro teatro multimídia do mundo celebra seu 60º aniversário. Estreando na Expo 58 em Bruxelas, esse gênero surpreendeu pela criatividade e diversidade de compartilhar experiências e histórias no palco.

Top 5 de Laterna Magika:
• 39 projetos de estreia
• 107 excursões ao Exterior
• Apresentações em exposições internacionais: Expo 58 em Bruxelas, Expo 67 em Montreal, Expo 70 em Osaka
• Roteiros internacionais em destinos distantes: Japão, Argentina, Chile, Brasil, Canadá, Estados Unidos, México …

• Wonderful Circus, • a produção mais apresentada na Europa Central: 6.400 apresentações em 17 países

Uma breve história de Laterna Magika

A Expo 58 foi inaugurada em Bruxelas em maio de 1958, mas a participação da Tchecoslováquia foi planejada com vários anos de antecedência. O diretor de palco Alfred Radok e o cenógrafo Josef Svoboda, que logo ganharia fama mundial, empreenderam a tarefa de criar uma nova apresentação da cultura tchecoslovaca na Feira Mundial, e o fruto de seu esforço foi um programa chamado Laterna Magika. Eles conceberam uma nova forma de teatro sintético, resultante de uma combinação única de projeções de filmes, performances ao vivo e tecnologia de palco. O programa, cuja finalidade original era a promoção do país, deu origem a um espetáculo poético que se tornou um sucesso mundial.

Por um período considerável de tempo, os espetáculos de Laterna Magika foram na forma de uma revista. Mais tarde, o programa de Bruxelas foi ampliado para incluir novos atos. Um dançarino, cuja parceira aparece em uma tela, de onde sua imagem salta em um círculo que ele segura em sua mão, e para onde volta; um músico, que dá um concerto com cinco outros músicos filmados, cada um dos quais não é outro senão ele mesmo. Tais números, intrigantes devido à sua implementação técnica e fascinante por sua natureza poética, impressionaram profundamente o público.

As viagens de Laterna Magika em todo o mundo

Laterna Magika tem estado constantemente em turnê; em determinado momento de sua história, havia quatro companhias que poderiam atuar simultaneamente em diferentes países. Viagens longas foram feitas não só para os países do bloco oriental, mas também para a Alemanha Ocidental, França, Escandinávia, Estados Árabes, Israel, Japão, México, Chile, Argentina e Estados Unidos, onde , em 1963, uma das sequências de Laterna Magika, The Breakneck Ride, foi apresentada no famoso Ed Sullivan Show. Além disso, Laterna Magika se apresentou na Expo 67 em Montreal e na Expo 1970 em Osaka.

Após a Revolução de 1989, a empresa operaria por duas décadas como uma organização independente financiada em parte por fundos públicos, enquanto continuava a criar programas de dança multimídia, bem como co-produções com parceiros internacionais, incluindo The Legend of Argonauts, apresentado na inauguração dos Jogos Olímpicos de Verão em Atenas, em            2004.  Rendez-vous, o resultado de parceria com artistas franceses, estreou em uma pitoresca pedreira provençal. Em 2010, Laterna Magika tornou-se uma seção do Teatro Nacional, dentro do qual foi originalmente fundada em 1959. Desde então, vem seguindo a tradição do teatro poético multimídia.


                              
Laterna Magika hoje
Particularmente atraentes para os visitantes estrangeiros são as produções Human Locomotion e Cube, ambas com projetos de iluminação dinâmica, projeções, mapeamento de vídeo e dança contemporânea. Em Cocktail 012 – The Best of, a produção inclui uma reconstrução do famoso show The Breakneck Ride, bem como as sequências de dança mais populares do repertório de Laterna Magika. E o repertório também inclui a estrela fixa Wonderful Circus: durante os 41 anos de sua existência, 102 dançarinos solos se revezaram nos quatro principais papéis da produção!

Mais informação:
www.narodni-divadlo.cz
www.laterna.cz

Venha viver este grande espetáculo na República Tcheca!

Descubra mais:   #DestinoChequia  #Chequia100

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »