Itaipu lança concurso para dar nome à oncinha estrela do Refúgio Biológico Bela Vista

Participantes poderão dar sugestões de nomes e votar nos preferidos pela fanpage da Itaipu

O que: Lançamento do concurso para dar nome à oncinha. As equipes poderão fazer filmagens do recinto da onça-pintada onde estarão expostas a mãe e a bebê-onça. Os profissionais do RBV darão entrevistas.

Quando: a partir das 9h30 desta terça-feira (27).

Onde: Refúgio Biológico Bela Vista (Rua Teresina, 62, Vila C Nova)

Atenção, imprensa: enviar dados, como nome e número do RG e modelo e placas do veículo para cadastramento no endereço [email protected]

Informações

A primeira bebê-onça nascida no Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional completa seis meses no próximo dia 28. Para comemorar a data, a Comunicação Social de Itaipu em parceria com equipe da Divisão de Áreas Protegidas, da empresa, vai lançar um concurso para escolher o nome da oncinha, a nova estrela daquela unidade de conservação. Na primeira etapa da eleição, os internautas terão dez dias de prazo para deixar sugestões de nomes na fanpage da Itaipu Binacional (https://www.facebook.com/ItaipuBinacionalOficial/). Dos nomes sugeridos, cinco serão selecionados por uma comissão interna e participarão da votação final, que terá a interatividade dos internautas, também via Facebook.

Os participantes que sugerirem os nomes classificados ganharão prêmios que tenham conexão com educação ambiental, como kit com materiais da Itaipu e visita especial para conhecer ou participar de atividades de enriquecimento ambiental. Para garantir o sucesso do concurso, algumas regras foram estabelecidas. O nome da onça deverá ser em português ou em tupi-guarani.

Exposição

Desde que a oncinha foi exposta, aumentou o número de visitantes no Refúgio Biológico Bela Vista.  Para garantir o bom manejo da família das onças, foi estabelecido um revezamento delas no local. As terças-feiras e sextas-feiras são reservadas para Valente, o pai, e o restante dos dias (quartas-feiras, quintas, sábados e domingos) para a bebê-onça e sua mãe. Nas segundas-feiras, o RBV fica fechado para manutenção. O recinto das onças fica localizado numa área de 1.100 m², que reproduz o ambiente natural e permite que os animais se exercitem.

O revezamento, que garante o bem-estar da família em cativeiro, foi padronizado pelos profissionais do refúgio. De acordo com eles, o macho deve permanecer separado da filha. Assim como na natureza, o pai não desenvolve instintos para cuidar dos filhotes e pode machucá-los.

Reprodução rara

O nascimento da onça foi um caso raro no Refúgio. Foi a primeira reprodução da espécie em 14 anos. Antes, outras tentativas haviam sido feitas com outras onças, como Juma, Tonhão, Valente e Teka, mas foram infrutíferas. A reprodução de onças-pintadas em cativeiro pretende contribuir para a manutenção da espécie, ameaçada de extinção na Região Sul do País. Hoje, a população de onças-pintadas na Mata Atlântica é estimada em cerca de 200 indivíduos.

O pai da oncinha, Valente, chegou ao Refúgio procedente de uma área na divisa de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A mãe, Nena, é da divisa de Goiás e Mato Grosso. A Itaipu só recebe animais vindos de criadouros, que normalmente não têm mais condições de viver na natureza. A principal preocupação, além dos cuidados com os animais, é a reprodução das espécies.

Refúgio

O Refúgio Biológico Bela Vista está instalado em uma área de 1.908 hectares, na margem brasileira da usina, em Foz do Iguaçu (PR). O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção. O plantel de Itaipu conta com mais de 420 animais de 70 espécies. O local é aberto à visitação. Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo. Mais do que uma atração turística, o Refúgio Biológico de Itaipu é um importante centro de pesquisas e desenvolvimento de projetos, que recebe especialistas do mundo inteiro.

Como visitar

A visita pode ser feita de terça-feira a domingo. A duração do passeio é de aproximadamente duas horas e meia. Mais informações e reservas para visitar o Refúgio Biológico Bela Vista e outros atrativos de Itaipu podem ser obtidas no site www.turismoitaipu.com.brou pelo telefone 45 3576-7000.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »