Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

INVESTIMENTO NA COPA DO MUNDO É LEGADO PARA OS BRASILEIROS

 

Em edição especial para o Bom Dia Ministro, os ministros Márcio Fortes (Cidades) e Orlando Silva (Esportes) falaram sobre os preparativos para a Copa do Mundo 2014. Após a definição das 12 cidades-sede, em maio, o governo brasileiro deu início a ações para realização do evento. O programa é produzido pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República e transmitido via satélite para rádios de todo País. Leia os principais trechos da entrevista.

Investimentos em Infraestrutura

Márcio Fortes – “O Ministério das Cidades vai tratar especificamente da mobilidade urbana, ou seja, deslocamento de torcidas para o estádio, para os aeroportos, para os hotéis, com rapidez e segurança. Adotaremos, dentro dos critérios do PAC da mobilidade, os mesmos critérios que para os PACs. Conversaremos com os prefeitos, com os governadores no sentido de definir o alcance das parcerias.”

Orlando Silva – “Além disto, também temos que pensar na rede de arenas, os novos estádios, adequados, seguros e confortáveis para nossos torcedores. Há um comitê organizador local, constituído pela Fifa, que tem responsabilidade de preparar o País com relação ao evento, aos jogos, como eles vão acontecer, em quais cidades, com que período e etc. Cabe a esse comitê, que é ligado à Fifa, a decisão sobre a cidade que vai abrir os jogos, que realizará a fase final dos jogos, as semifinais e a própria final. Não há uma decisão sobre esse assunto, está cedo ainda.A Fifa não vai tratar desse tema antes da realização da Copa do Mundo na África do Sul, que é no ano que vem.”

Segurança nos estádios

Orlando Silva – “Em março desse ano, o presidente Lula enviou ao Congresso Nacional projeto de lei que cria punições muito duras para torcedores responsáveis por atos de violência. No mundo inteiro, o combate à violência em torno do futebol passou pelo estabelecimento de penas duras para o torcedor brigão. Além de afastar dos estádios aqueles que provoquem conflitos, fizemos um acordo de cooperação envolvendo vários atores, dentre os quais a CBF, o Ministério da Justiça, o Poder Judiciário do Ministério Público, onde definimos medidas, que estão em curso, como melhor preparação das polícias, uso de armas não-letais, estabelecimentos de juizados de torcedores para julgar rapidamente conflitos nos estádios, estabelecer sistema de controle de acessos e de monitoramento por imagens, do entorno e dentro do estádio, e de rota de acesso às arenas.”

Imagem do Brasil

Orlando Silva – “A promoção do Brasil não é apenas turística, é também da imagem que pretendemos realizar num futuro próximo. Veja que a China acabou de fazer os jogos olímpicos e qual é a imagem que o mundo percebeu da China? Um país poderoso, uma potência do século XXI. A Alemanha fez a Copa do Mundo e qual é a imagem que procuraram transmitir? Um país que quer fazer amigos no mundo, juntar suas diferenças nacionais. Então, acredito que quando falamos de promover o Brasil, é promover em múltiplas dimensões. nacional.”

Estados e municípios

Márcio Fortes – “Temos uma carteira inicial em que podemos identificar quais são as prioridades apontadas na primeira fase para prefeitos e governadores. Essa é uma referência, assim como na habitação e saneamento, tínhamos uma referência inicial e depois partimos para a conversa direta com prefeitos e governadores. Teremos que fazer o cronograma das obras e tudo tem que ficar pronto dentro do que a Fifa exige. Pelo menos um ano antes da Copa esses projetos têm que estar terminados. É necessário que os projetos apóiem a infraestrutura da cidade. Não estaremos tratando só da questão da Copa, mas essas soluções devem contribuir para a resolver os problemas das cidades como legado para o futuro. Lembrar que temos os PACs em curso que afetam diretamente a qualidade de serviço. Saneamento também significa ter água potável e de qualidade para os turistas e assegurar balneabilidade das praias.”

Orlando Silva – “É preciso que as cidades apresentem projetos consistentes, boas soluções técnicas, viáveis, para que as dificuldades possam ser superadas. Para que o Norte, Nordeste e Centro-Oeste possam avançar e explorar as vantagens que cada região tem, muitas vezes na rede hoteleira, nas belezas naturais, que interessam muito aos visitantes que virão ao Brasil.”

Transporte urbano

Márcio Fortes – “Há dois meses, aprovamos uma linha adicional para capital de giro através de operações de mercado, com compra de debêntures recebíveis, direitos creditórios, em que o Fundo de Garantia poderá disponibilizar R$ 1 bilhão para o Brasil todo, exclusivamente para a renovação de frotas. A linha já foi aprovada com esse objetivo. Tratar exclusivamente dos ônibus. A linha não é para o metrô e nem para veículo leve sobre trilhos (VLTs). Ou seja, somando-se o investimento do metrô com essa linha disponível, e mais os projetos que estaremos discutindo no PAC da Mobilidade, creio que estaremos dando uma resposta à população do que seja necessário fazer para que o deslocamento se faça com rapidez e segurança para as áreas ligadas ao evento da Copa.”

Orlando Silva – “O tema aeroporto é um tema-chave para a Copa do Mundo. Para que você tenha ideia, a única cidade brasileira conectada com todas as demais que participarão do projeto da Copa 2014 é Brasília. Só Brasília tem acesso a todas as outras 11 cidades. O que nós não podemos permitir é que um torcedor que queira sair de Fortaleza e viajar para Salvador tenha que fazer uma conexão em Brasília, não faz sentido. Para isso a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula o setor, está atuando para estimular o setor privado a prever uma malha aérea mais eficiente. A Infraero tem um compromisso conosco, que no começo de agosto teremos um plano final de reforma da infraestrutura e de melhoria de serviços em todos os aeroportos do Brasil. Rapidamente vamos colocar em prática, de modo que as cidades estarão prontas para receber a Copa e o Brasil vai agradecer, afinal de contas, a malha aérea e os aeroportos serão mais eficientes a partir do movimento de 2014”

Envie

Boa Viagem