Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Interiorização do turismo e Prodetur são pautas de reunião com o Ministério do Turismo e Embratur

O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), André Correia, tiveram nesta quarta-feira (12/01) as primeiras reuniões de trabalho com o ministro do Turismo, Pedro Novais, e o presidente da Embratur, Mário Moysés. As duas reuniões aconteceram durante a tarde, na capital federal, e foram acompanhadas pelo deputado Inocêncio Oliveira (PR), representando a bancada pernambucana.

O projeto de interiorização do turismo pernambucano e o Prodetur foram os principais temas abordados na conversa com Novais. Feitosa explicou que Pernambuco já contratou os US$ 125 milhões previstos para o Prodetur II, que está beneficiando todo o litoral pernambucano com obras de infraestrutura. O secretário destacou que a prioridade agora é apresentar os projetos técnicos do Prodetur Nacional (também orçado em US$ 125 milhões).

“Estamos trabalhando muito para encaminhar estas propostas o mais rápido possível. Pernambuco é uma das subsedes da Copa de 2014 e precisamos qualificar melhor os destinos consolidados, além de criar novas alternativas turísticas”, ponderou o secretario. O convênio do Prodetur Nacional foi assinado em dezembro do ano passado e a expectativa de Feitosa é que ainda no primeiro semestre grande parte dos projetos seja submetida à análise do Ministério e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Outro tema abordado foi a construção de mini-centros de convenções para cidades de médio porte e praças de eventos, dotadas de banheiros, área gastronômica e concha acústica, para os municípios menores. “Com isto podemos impulsionar o desenvolvimento por todo o Estado, descentralizando as ações”, resumiu Feitosa. As propostas devem ser encaminhadas ao ministério após o carnaval. “São ideias inovadoras e muito interessantes, que podem servir como piloto para o restante do país. Vamos analisar a viabilidade técnica”, garantiu Pedro Novais.

A promoção internacional foi o foco da conversa com o presidente da Embratur. Além das ações de fortalecimento nos principais mercados emissores, também foi discutida a questão do turismo de saúde. “A Embratur e o Ministério vão apostar neste segmento, que cresce no Brasil inteiro. Pernambuco tem um grande potencial, pois é um dos mais importantes polos médicos do país”, destacou Moysés.

foto- Secretário Alberto Feitosa com o presidente da Embratur, Mário Moysés

Boa Viagem