Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

INTERCÂMBIO UNIVERSITÁRIO LUSO-BRASILEIRO ENTRA EM TERCEIRA EDIÇÃO

Um grupo de 185 estudantes brasileiros de 17 universidades públicas começam a embarcar este mês para estudar em Portugal, por um período de seis meses.

No sentido oposto, 175 estudantes portugueses serão recebidos por instituições brasileiras de ensino superior, nos próximos meses, pelo mesmo período.

Trata-se da terceira edição do Programa Luso-Brasileiro, criado em 2007 pelo banco Santander, com o objetivo de promover o intercâmbio internacional de estudantes universitários.

“A mobilidade estudantil é uma das nossas maiores apostas, pois ela contribui de forma decisiva na preparação dos jovens para os desafios do mundo contemporâneo”, salientou o executivo Jamil Hannouche, responsável pelo programa.

Os estudantes foram selecionados pelas próprias universidades e vão estudar disciplinas de acordo com seus interesses acadêmicos, salientou a instituição financeira em comunicado.

No ano passado, 175 universitários brasileiros estudaram em Portugal e 165 portugueses estiveram no Brasil, como parte do programa Santander Universidades.

“É importante que a juventude do Brasil tenha a oportunidade de testemunhar o que é Portugal hoje, um país aberto, integrado na economia mundial e com uma cultura moderna”, disse o cônsul de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz de Ataíde, citado no comunicado.

Desde a criação do programa Santander Universidades em 1996, a instituição já investiu cerca de 687 milhões de euros em iniciativas de apoio à educação no mundo.

Até o final do ano, serão concedidas mais de 18 mil bolsas de estudos para aperfeiçoar a formação de universitários e professores brasileiros em diferentes áreas.

No Brasil, o grupo Santander, que reúne os bancos Santander e Real, detinha ativos de cerca de 120 bilhões de euros e mais de 10 milhões de clientes, em julho de 2009.

Boa Viagem