Instituto Grupo Boticário inaugura ‘O Mundo do Perfume’ no Catavento Cultural

 

Nova instalação conta com acervo de mais de 5 mil anos de história da perfumaria nacional e internacional

 

O Instituto Grupo Boticário, que é mantido pelo Grupo Boticário, um dos maiores grupos de perfumaria da atualidade, inova e inaugura “O Mundo do Perfume”, uma mostra dedicada à história da perfumaria nacional e internacional.

O espaço, em parceria com o Museu Catavento, museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Governo de São Paulo, resgata a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos do homem e valoriza a profissão de perfumista. A instalação está repleta de recursos digitais e através dela o visitante fará uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias.

“É um grande orgulho proporcionar aos visitantes do Museu Catavento uma viagem no universo da perfumaria e do olfato, com experiências sensoriais inovadoras, não apenas para disseminar a cultura, como também para valorizar as pessoas e seus repertórios”, afirma Miguel Krigsner, presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

 

O Mundo do Perfume

Com 100m², a exposição começa com uma viagem pelas origens da manipulação de essências realizadas pelos povos da antiguidade; percorre as transformações culturais dos séculos XX e XXI e sua relação com a perfumaria. Além disso, um perfumista virtual conduzirá o visitante por uma experiência interativa pelo seu laboratório, onde será demonstrado como acontece a extração e composição de um perfume.

Todo o ambiente estimula a sensibilidade do visitante que de modo visual, olfativo e tátil poderá descobrir quais ingredientes compõem cada perfume, além de aprender sobre as famílias olfativas e o cruzamento entre elas. Mas a experiência não acaba aí, será possível ainda aprender sobre a fabricação dos vidros, a história desta prática milenar e sua importância para a perfumaria e para o meio ambiente.

 

Sala do Olfato

Já conhecida do público do museu, a sala do olfato foi totalmente reformulada e os seus 70m² foram subdivididos em duas partes. A primeira aborda a biologia do olfato e suas curiosidades por meio de sua principal ferramenta: o nariz. Na outra parte da sala o visitante aprenderá o que é a memória olfativa e poderá testá-la através de projeções e dos dispersores dispostos na sala. As cenas conciliam imagens, texturas e elementos do nosso dia-a-dia, partindo da 1ª perfumista que existiu: a natureza.

 

Grupo Boticário em São Paulo

O Mundo do Perfume é o segundo espaço cultural e educativo do Grupo Boticário em São Paulo. Em setembro deste ano, foi aberto ao público   o Teatro Dr. Botica, um espaço cultural especialmente idealizado para espetáculos infantis, localizado no Shopping Metrô Tatuapé, na zona Leste de São Paulo.

 

SERVIÇO:

Instituto Grupo Boticário e Museu Catavento reabrem a Sala do Olfato e inauguram “O Mundo do Perfume”

A partir de 12 de outubro de 2017

Local: Seção Vida e Arcadas Subterrâneas (entrada pelo jardim interno)

Horário: das 9h às 17h

 

Sobre o Instituto Grupo Boticário

O Instituto Grupo Boticário acredita que a arte nos transforma e nos conecta com a verdadeira essência da beleza. Por meio da Política de Investimento Social Privado do Grupo Boticário e captação de recursos via Leis de Incentivo, o Instituto Grupo Boticário viabiliza espaços culturais, projetos de educação e meio ambiente, além de iniciativas voltadas à preservação da Memória Organizacional da empresa, com o objetivo de promover a disseminação da cultura com experiências que ampliam a visão de mundo, valorizam as relações com as pessoas e engrandeçam seus repertórios.

Sobre o Museu Catavento

O Museu Catavento foi inaugurado em março de 2009 e tem mais de 250 instalações divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade). Cada seção foi elaborada com instalações cenográficas interativas que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes aproximando o publico do universo da ciência. Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma sala que simula viagem submarina, um experimento de física que arrepia seus cabelos, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. Na área externa também é possível conferir equipamentos como a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »