Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

GOVERNADORA DO RN TERÁ PRIMEIRA REUNIÃO DIA 16 DE JUNHO COM AS EMPRESAS QUE DEMONSTRAM INTERESSE EM INVESTIR NO RN NO PROJETO DE ESTÁDIO

PRAIA DE GENIPABU, LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO NORTE
A governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, terá uma primeira reunião, na próxima terça-feira, 16 de junho, com as empresas que demonstraram interesse em investir no Rio Grande do Norte no projeto de estádio apresentado à Fifa. Entre eles está o grupo português Lusoarenas. A espanhola Acciona, a francesa Bouygues e as brasileiras Serveng-Civilsan e Valora Participações também estão interessadas.

Segundo o portal brasileiro da Copa 2014, a governadora Wilma de Faria tem a reunião com os potenciais investidores marcada para a próxima terça-feira e já lembrou que o Rio Grande do Norte até o momento foi responsável por todos os investimentos que permitirão ao projeto de Natal sediar a Copa do Mundo de 2014. “Fomos nós que contratamos empresas por duas ocasiões para realizarem o projeto e também por tentar viabilizar os investimentos”, salientou. As intervenções do Comitê da Copa em relação ao projeto de Natal foram mínimas, informaram representantes dos governos estadual e municipal.

As informações do Governo do Rio Grande do Norte indicam que o Governo do Estado e a Prefeitura de Natal irão promover uma licitação consorciada para viabilizar a construção da Arena das Dunas. As bases legais desta licitação serão discutidas pelos procuradores do Estado e do município. A decisão foi anunciada pela governadora Wilma de Faria na tarde de terça-feira (09), no Rio de Janeiro, onde se reuniu com a prefeita Micarla de Souza para tratar do assunto. Wilma e Micarla conversaram depois da reunião com o Comitê Organizador Local da Copa 2014.

O projeto Arena das Dunas, que levou Natal a ser escolhida uma das cidades que irão sediar jogos do maior torneio de futebol do mundo em 2014, voltou a receber elogios dos representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Durante reunião com o Comitê Organizador Local da Copa 2014, a comissão do Governo do Estado e da Prefeitura de Natal ouviu de Carlos de La Corte, engenheiro de estádios da Fifa, que o referido projeto foi aprovado exclusivamente por critérios técnicos.

“Isto mostra o quanto acertamos na contratação de pessoal especializado para a elaboração do projeto”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Fernando Fernandes, que participou da reunião com o Comitê Organizador da Fifa. Segundo ele, a escolha da empresa de consultoria Price White HouseCoopers e do escritório de arquitetura de estádios e arenas HOK SVE deu credibilidade ao projeto que garantiu a participação de Natal na Copa.

O projeto será realizado através de uma parceira público-privada (PPP) com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e inclui, além da construção do estádio, a construção de edifícios de habitação e escritórios, shopping center e outros equipamentos urbanos. No seu conjunto, o complexo irá gerar receitas previstas de R$ 3,4 bilhões nos primeiros cinco anos e de R$ 2 bilhões nos seguintes, de acordo com as informações da portuguesa Lusoarenas.

Além dos jogos da Copa do Mundo, o Estádio das Dunas será utilizado pelo América e pelo ABC. O América aí realizará todos os seus jogos de mando de campo e o ABC irá utilizá-lo para realizar os seus principais jogos de mando de campo.

Neste projeto, a Lusoarenas será responsável por participar, em conjunto com os demais parceiros privados, na estruturação da solução financeira, e ocupar-se-á ainda da operação e exploração do complexo.

FONTE -PORTUGAL DIGITAL

Boa Viagem