Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

GOVERNADORA DO RN, O PRESIDENTE DO BANCO DO NORDESTE E REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ASSINAM NESTA SEXTA EM NATAL UM ACORDO

A Governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith e o representante do Ministério do Planejamento, Isaac Averbuch, assinam, amanhã (20), às 15h, na governadoria, um acordo de cooperação técnica para viabilizar os estudos de implementação de um Complexo Portuário e do Sistema de Transporte Ferroviário no estado, envolvendo as regiões de Mossoró, Macau, Açu, Afonso Bezerra e Jucurutu. O projeto foi definido como uma das prioridades pelo Comitê Gestor das Parcerias Público Privadas (PPP’s) no RN. 

 

Os recursos não-reembolsáveis para execução dos estudos serão destinados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, para o Governo do Estado, por meio do Ministério do Planejamento, com o apoio do BNB. 

 

A implantação do projeto permitirá a integração dos acessos de escoamento dos centros de produção atuais e potenciais do estado, através do transporte de produtos como cimento, petróleo, minérios de ferro e calcário, até o embarque para os grandes centros consumidores. 

 

O estudo deverá considerar a necessidade de integração do Complexo Portuário e das linhas ferroviárias em diversos trechos do estado, bem como evidenciar alternativas de modelos para a viabilidade dos investimentos previstos. Serão considerados aspectos como: as demandas atuais e potenciais de escoamento de produção; elevação dos níveis de empregos e renda; elevação da arrecadação de impostos; atração de novos investimentos, demandas de novos serviços gerados pela logística de transporte e redução do custo de produtos produzidos no Estado, dentre outros benefícios.

 

Para o superintendente estadual do BNB no Rio Grande do Norte, José Maria Vilar, este projeto tem importância estratégica para o crescimento local, tendo em vista a melhoria na eficiência do escoamento da produção de minérios e de outros produtos, e, conseqüentemente, o desenvolvimento econômico e social do estado. 

 

  A solenidade contará com as presenças do diretor Luiz Carlos Everton de Farias, e do coordenador do Projeto de Parcerias Público-Privadas, Ocione Marques Mendonça, ambos do BNB. Pelo Estado, estarão representantes das secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Infra-Estrutura, que também trabalharam na execução dessa parceria, além da Companhia Docas do Rio Grande do Norte, vinculada à Secretaria Especial de Portos e da Federação das Indústrias – Fiern.  

 

 

Boa Viagem