GOVERNADORA DO RN APRESENTA PROJETO PARA NATAL SER CANDIDATA A SEDE DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL EM 2014

O Rio Grande do Norte segue confiante na disputa para sediar jogos da Copa do Mundo de futebol em 2014. Durante apresentação do projeto oficial que foi entregue à Federação Internacional de Futebol para que Natal seja uma das sedes dos jogos, na manhã desta quinta-feira (12), no hotel Ocean Palace, a governadora Wilma de Faria pediu apoio da imprensa, dos líderes empresariais e de toda a sociedade norte-rio-grandense na campanha em prol da candidatura potiguar. A expectativa do Governo do Estado é de que, confirmada a escolha de Natal, as obras do complexo esportivo que será construído no bairro de Lagoa Nova, incluindo um novo estádio, sejam iniciadas em setembro do ano que vem, com previsão de término em março de 2013. O custo total da arena está previsto em R$ 300 milhões.

A apresentação técnica do projeto arquitetônico e urbanístico do complexo esportivo onde será construído o Estádio das Dunas ficou a cargo do arquiteto Antônio Paulo Cordeiro, do escritório CDCA, do Rio de Janeiro, parceira do escritório HOK SVE, da Inglaterra, que elaboraram juntos o projeto de implantação do complexo esportivo de Lagoa Nova. “Trabalhamos com projetos de construção de complexos esportivos em outras cidades e nenhuma delas oferece melhores condições que Natal. Aqui foi fundamental a coragem e a ousadia do Governo do Estado ao ceder um terreno com localização estratégica tão privilegiada dentro da capital”, comentou Cordeiro.

O arquiteto destacou os detalhes do projeto que mais chamaram a atenção da Fifa. “Em Natal, diferente das outras cidades, todas as vagas de estacionamento estarão no entorno do complexo esportivo. A cidade também possui um significativo número de grandes grupos empresariais que já anunciaram que pretendem investir no projeto”, exemplificou o arquiteto. As empresas que já entregaram carta de intenção para investir no projeto Natal 2014 foram a Acciona (umas das três maiores construtoras da Espanha), a Lusoarenas, empresa do banco português Espírito Santo que é especializada em gestão de arenas esportivas, a construtora paulista Serveng-Civilsan, a construtora francesa Bouygues, o fundo de investimento Inglês Salamanca Management e a empresa brasileira Valora, especializada na montagem de Parcerias Público-Privadas (PPP’s).

Ao discursar sobre o projeto, a governadora mencionou os diferenciais que fazem de Natal uma forte candidata na disputa para sediar os jogos e os projetos de infra-estrutura que foram apresentados à Fifa, como o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a ampliação do aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim, e as novas vias que estão sendo construídas através do programa Pró-Transporte. Ela citou ainda itens como a localização estratégica (é a capital brasileira mais próxima da Europa e dos Estados Unidos), a infra-estrutura hoteleira, que é a melhor do Nordeste e deve chegar a mais 10 mil novos leitos até 2013.