GENIPABU NA REVISTA CARAS DE PORTUGAL


O secretário de turismo de Extremoz, Fernando Bezerril comemora, a praia de Genipabu, litoral norte do RN está na revista Caras de Portugal-Brasil – Dunas de Genipabu: Verde, amarelo e azul

acesse o link http://aeiou.caras.pt/brasil-dunas-de-genipabu-verde-amarelo-e-azul=f23854

“Extensas dunas e lagoas de água doce com coqueiros aqui e ali servem de cenário a actividades como passeios de buggy, ‘esquibunda’, ‘aerobunda’, surf nas dunas, passeios de dromedário.”

Alexandre Kühl de Oliveira
A 25km de Natal, as dunas de Genipabu são um dos proeminentes cartões de visita do estado do Rio Grande do Norte. Extensas dunas e lagoas de água doce com coqueiros aqui e ali servem de cenário a actividades como passeios de buggy, ‘esquibunda’, ‘aerobunda’, surf nas dunas, passeios de dromedário.

Corrida de esquibunda
Corrida de esquibunda
Alexandre Kühl de Oliveira

Ao chegar às dunas, vem a pergunta da praxe: “Com ou sem emoção?” Um de nós grita: “Com emoção!” E o ‘buggeiro’ acelera em direcção a uma descida íngreme. Contra todas as expectativas, o pé não sai do acelerador enquanto surfamos a duna gigante…

A emoção de aerobunda
A emoção de aerobunda
Alexandre Kühl de Oliveira

As dunas são móveis, pois os ventos fortes que fustigam a região incumbem-se de renovar constantemente a paisagem. Ainda assim, os pontos de paragem são sempre mais ou menos os mesmos…

À espera de clientes
À espera de clientes
Alexandre Kühl de Oliveira

O primeiro foi num local alto, para experimentar o passeio de dromedário ou de burro, com as paisagens deslumbrantes da baía e das dunas por trás.

Surfando nas dunas
Surfando nas dunas
Alexandre Kühl de Oliveira

Já a tarde vinha aparecendo e ainda tínhamos de passar o rio Ceará Mirim em balsa até ao nosso restaurante junto ao mar. Nesta praia de pescadores com areia fina e piscinas naturais, aproveitámos para descansar um pouco ao som da música de um trovador local. A água morna e límpida do mar ia temperando o marisco no prato. Já na lagoa de Jacumã, as descidas das dunas até à água são feitas sobre pranchas de madeira ou slides. O ‘esquibunda’ e o ‘aerobunda’ são duas das actividades mais concorridas. Não percebi se pela diversão que proporcionam ou se pelo pretexto de um banho refrescante. Uma coisa é certa, quem visita esta paisagem não esquece os seus areais, as dunas amarelas em contraste com o verde da mata Atlântica e o azul esverdeado do mar.

As travessias dos rios são feitas em balsas
As travessias dos rios são feitas em balsas
Alexandre Kühl de Oliveira

A não esquecer

Como chegar: Há voos directamente para Natal, onde facilmente qualquer hotel lhe indicará um operador para realizar este passeio. Esta é, aliás, a única forma de visitar as dunas de Genipabu.

Onde ficar: Tanto em Natal com em Genipabu a oferta de alojamento é vasta, quer em quantidade quer em qualidade.

Informações do passeio: Um dia de duração.

A não perder: Uma descida de duna com emoção, ‘esquibunda’ e ‘aerobunda’ na lagoa de Jacumã.
Tags: Brasil; Dunas de Genipabu; Natal; Rio Grande do Norte; esquibunda; aerobunda; dromedário; Ceará Mirim; informações; Jacumã;