Fórum TurisTIC Brasil 2017 começa nesta quinta-feira

 

Evento reúne líderes nacionais e internacionais, em Salvador, para debater competitividade e inovação no turismo

 

Gestores de destinos e empresas do setor turístico desembarcam em peso em Salvador a partir desta quinta-feira. Trata-se do da segunda edição do Fórum TurisTIC Brasil. O evento, que acontecerá no Sheraton Bahia entre os dias 17 e 18 de agosto, tem como missão apresentar boas práticas aplicáveis ao processo de melhoria da competitividade dos destinos turísticos.

O encontro deste ano na capital baiana terá na programação seis painéis, diversos palestrantes e mais de 15 horas de atividades, para um público formado essencialmente de representantes de destinos turísticos, empresas de tecnologia, entidades empresariais e governos interessados em ampliar o nível de inovação e competitividade do turismo no Brasil e gerar novas oportunidades de negócios.

  • Programação

O Fórum promoverá mais de 15 horas de atividades. Até mesmo as pausas para alimentação serão aproveitadas de forma a criar uma experiência diferenciada aos participantes. A abertura do evento está marcada para 16h do dia 17 de agosto.

Às 19h45 acontece o painel O Viajante Conectado: O Perfil do Turista Atual, com as presenças de Rodrigo Tavares/ExpediaAndré Gyurkovits/Facebook, e Mariana Serra/Volunteer Vacations, com mediação de André Spinola, do Sebrae Nacional. Serão apresentados dados sobre o perfil do viajante e as novas tendências de comportamento de consumo.

No dia 18 de novembro a programação inicia com uma Experiência de Café da Manhã especialmente preparado por chefs renomados representando todas as regiões brasileiras: Kalymaracaya, chef indígena representando Mato Grosso do Sul; Rodrigo Bellora, do Rio Grande do Sul; Fred Trindade, representando Minas Gerais eRuth Almeida, de Tocantins, além de Anna Patricia Maia, da anfitriã do evento, Salvador. Além de ser um momento para networking, os participantes terão a oportunidade de provar quitutes característicos da gastronomia de cada local.

O período da manhã será destinado à temática de Inovação e Diferenciação nos Destinos Turísticos.

A primeira mesa terá como foco Destinos Inteligentes e trará Josep Lluis Ponte/Parque BIT Espanha,Carolla Valls/Fundação de Turismo de Benidorm, e Paulo Rezende, da Amadeus. A mediação será deVinicius Lages, do Sebrae Nacional. Em pauta estarão exemplos de estratégias, ações e tecnologias que vem sendo implementadas nos destinos inteligentes ao redor do mundo.

O segundo painel abordará casos de sucesso de City Branding e Marketing Digital. Entre os palestrantes estarão Milagros Ochoa,  do Escritório Comercial do Peru no BrasilJoan Romero, representando o Governo da Catalunha, e Caio Esteves, da Place For Us, com mediação de Cláudio Tinoco, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador.

Sucesso na primeira edição, será realizado novamente o Almoço de Aprendizado, que permite ao participante se aprofundar mais sobre os temas abordados pelos palestrantes, mediante agendamento prévio.

Às 14h15 terá início o painel Gestão de Destinos Turísticos: Casos Inspiradores, que reunirá os líderes do cenário nacional Jair Galvão, Secretário Municipal de Turismo de Maceió, e Augusto Mariano,Secretário de Indústria, Turismo e Comércio de Bonito, além de Pere Muñoz, da Agência de Promoção do Turismo das Ilhas Baleares (Espanha). Em comum no painel, que terá mediação de Bruno Wendling, Diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, cidades que implementaram políticas de gestão voltadas para o fortalecimento da atividade turística.

Às 15h30, entram em cena empreendedores brasileiros para o painel Startups que Fazem a Diferença no TurismoFabio Yamahira, CEO e co-fundador da plataforma Quanto Custa ViajarCarlos Ariston, diretor comercial da TrackAge, e Mari Sato, fundadora da plataforma Tupiniquim.com. O painel será mediado por Franklin Santos, Diretor de Atendimento do Sebrae-BA.

Para fechar a programação em grande estilo, uma palestra internacional sobre Turismo e Sustentabilidade, proferida por Pere Muñoz.  Bacharel em Direito pela Universidade das Ilhas Baleares e Mestre em Gestão Cultural pela Universidade Complutense de Madri, Muñoz é dirigente de Turismo das Ilhas Baleares, envolvendo Maiorca, Ibiza, Menorca e Formentera, e conduz programas de promoção turística e que buscam maior sustentabilidade no modelo de turismo local. O palestra contará ainda com a mediação de Cristiano Rodrigues, presidente da Anseditur.

•         Vitrine TurisTIC: mostra de soluções tecnológicas

Para que os participantes possam buscar mais informações de tecnologias apresentadas durante o evento, o fórum realiza, pelo segundo ano consecutivo, a Vitrine TurisTIC, um espaço com estandes montados por empresas parceiras, que demonstrarão o que há de mais novo e inovador que possa ser aplicado pelos destinos turísticos.

•         Aplicativo para interação entre público e palestrantes

Dentre as novidades da edição brasileira do Fórum TurisTIC está o aplicativo desenvolvido especialmente para fomentar a interação com o público inscrito. Por meio do App, os participantes poderão tirar dúvidas antes do evento, fazer perguntas durante as palestras, realizar a inscrição para as mesas temáticas e ainda receber as apresentações dos palestrantes.

O aplicativo ‘BMiBrasil Eventos’ está disponível nas lojas da Apple e Playstore.

Fórum TurisTIC Brasil é realizado pela Eurecat (Centre Tecnològic de Catalunya) e pela Barcelona Media Inovação Brasil e tem entre os parceiros SEBRAE, SETUR BA, SECULT Salvador, Anseditur, Salvador Destination, Governo da Catalunha, Banco do Nordeste, Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, Air Europa, Grou e Flytour.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »