FORTALEZA: A CAPITAL DA ALEGRIA NO CENTRO DAS COMEMORAÇÕES

Fortaleza: a capital da alegria no centro das comemorações

No próximo dia 13 de abril, a terra do sol, das águas mansas e mornas chega a 284 anos. É Fortaleza. Cidade que viveu, e vive, esses anos com a intensidade que só sua principal característica, o calor humano, é capaz de proporcionar. Metrópole alegre e mista. Lugar de gente acolhedora, hospitaleira e prestativa, rica em belezas naturais e culturais, mais uma vez ela se prepara pra comemorar a data e convida todos a participar.

A Prefeitura de Fortaleza entende que o aniversário da Cidade é mais do que mera comemoração de um possível marco fundador inaugural ou da passagem do tempo. Comemorar a existência e a evolução do lugar onde nascemos e nos tornamos cidadãs e cidadãos é um momento único de afirmação daquilo que nos une e, ao mesmo tempo, nos diferencia. Assim, na cidade em que o verão dura o ano todo, todos os povos são convidados a celebrar a data.

Tem gastronomia, belezas naturais e cultura. Opções de lazer para toda a família! No litoral, são 34 quilômetros de lindas praias, diversas em usos e aspectos. Desde o Pontal da Barra do Ceará (litoral oeste) até Caça e Pesca (litoral leste), sendo a mais famosa delas a Praia do Futuro, localizada no litoral leste da capital. Lá, todos os dias, e algumas noites, têm uma enorme movimentação e a concentração das barracas mais bem estruturadas de todo o litoral nordestino. A água de coco e o caranguejo não podem deixar de ser experimentados.

Já para quem gosta de noite agitada, a dica são os barzinhos instalados em antigos casarios, que se localizam no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema. Também no Centro Cultural, o turista pode conferir exposições permanentes, cinemas, planetário e uma programação de shows no anfiteatro.

Como o forte da capital cearense é o forró, tanto o pé-de-serra como o eletrônico, a cidade possui diversas casas de shows, das sofisticadas às populares. Uma boa opção é conhecer o Mercado das Artes (Mercado dos Pinhões) e suas noites alegres, embaladas ao som de chorinho e forró de sexta a domingo.

No roteiro cultural, não pode faltar ainda a Catedral da Sé, o Forte Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção – marco de fundação da cidade -, a Praça do Passeio Público (local de acontecimentos históricos e trágicos, como a execução dos rebeldes da Confederação do Equador; além disso, a praça exibe um conjunto farto de árvores, dentre elas um exemplar de Baobá); o Mercado Central, a Santa Casa de Misericórdia, a Antiga Cadeia Pública (que atualmente abriga o Centro de Turismo); a Estação Ferroviária Luis Felipe, a Igreja do Rosário (construída por negros escravos), o Museu do Ceará, o Palácio da Luz (atual Academia Cearense de Letras, a mais antiga do Brasil), a Praça dos Leões, a Praça do Ferreira (coração comercial da cidade) e o Theatro José de Alencar, que este ano comemora 100 anos.

Durante todo o ano, Fortaleza recebe de braços abertos, e ainda mais acalorados pela temperatura média de 27°C, gente de todos os cantos. E faz questão de celebrar mais um aniversário com esses convidados. As atrações são muitas, mas Fortaleza é mais que isso. É para ser sentida. Venha conferir!