Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EX-PRESIDENTE DO IGUASSU CONVENTION, MARCELO VALENTE FALA DO POTENCIAL DE FOZ E DE SEUS EMPREENDIMENTOS





Apaixonado pelo setor turístico e pela cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, o ex-presidente do Iguassu Convention, o diretor comercial do Hotel Bella Itália Marcelo Valente(42 anos) desde 1990 e sócio diretor do grupo Loumar Turismo,(tendo por empresa âncora uma das maiores agências de turismo receptivo de Foz do Iguaçu), desde 2004,concedeu esta entrevista exclusiva em Foz do Iguaçu a jornalista Cristina Lira, onde ele fala do amadurecimento do turismo em Foz,fala das expectativas em torno da copa do mundo de 2014, do mercado nacional e internacional. . Valente é formado em Administração e Direito, com especialização MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – SP e MBA em Turismo e Entretenimento pela Universidade Cândido Mendes – RJ. As empresas nas quais atua geram cerca de 200 empregos diretos e indiretos e são referências em Foz do Iguaçu e região no quesito inovação em termos de gestão, produtos ofertados e qualidade de atendimento, registrando crescimento acima da média se comparadas com outras do mesmo setor. ______________________________

Cristina Lira – O senhor praticamente é um dos pioneiros do turismo de Foz do Iguaçu, então poderá dizer hoje qual a diferença de 20 anos atrás e hoje? Como vai o turismo de Foz?

Marcelo Valente: Não só o turismo de Foz que está mudando, mas no Brasil todo está alcançando outro patamar. É óbvio que Foz do Iguaçu por ser um grande polo internacional sente este amadurecimento da atividade antes dos outros, amadurecimento que surge pelo crescimento da renda da população que nunca teve o item viagem dentro de seu orçamento. O quê era facultado a 10, 15 milhões de pessoas, hoje está ao alcance de 60 milhões que podem pensar e planejar uma viagem. Imagina isto dentro de uma oferta de leitos de Foz do Iguaçu que é a mesma há 10 anos, 20 anos. Contudo, isto está acontecendo em todos os polos turísticos no Brasil.

Cristina Lira – Em média quantos turistas recebem e qual o maior polo emissor – Brasil ou estrangeiros?
Valente: O brasileiro sempre foi minoria em relação ao turista internacional nos últimos 20 anos em Foz do Iguaçu. Contudo, hoje já supera e esse número tende a cada vez ser maior. São Paulo – tanto capital como cidades do interior ? e os paranaenses têm liderado este crescimento.

Cristina Lira- Como analisa o mercado doméstico e o internacional?
Valente: Doméstico aquecido e há uma redescoberta em relação a Foz do Iguaçu. Muitas pessoas têm histórias fantásticas de virem a Foz há 20, 30 ou 40 anos, quando eram crianças. Muitos casaram nesta época e hoje estão retornando para uma Foz do Iguaçu repaginada daquela que eles conheceram. No internacional, sujeitos a todos as condições negativas que a Europa, principal emissor, está vivendo. Vai demorar um pouco ainda para se sentir um aquecimento.

Cristina Lira – Como o senhor ver a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil, quais as expectativas para Foz do Iguaçu?
Valente: Se olharmos o crescimento do grau de interesse que passamos a ter sobre a África em razão da Copa, podemos imaginar o quê representará este evento para o Brasil. Em relação Foz é seguir o embalo e aproveitar esta onda. É importante a cidade não ficar imaginando ser uma subsede esportiva para abrigar árbitros ou hospedar alguma seleção para uma pré-temporada. Isto é insignificante perto do todo, ou alguém sabe onde os árbitros estão na África? Tem que investir na sua principal vocação que é receber turistas que virão ao evento. Aproveitar o gancho que a cidade fará 100 anos às vésperas da copa no Brasil e investir nisto com planejamento, colocará os holofotes da mídia mundial para Foz do Iguaçu também.

Cristina Lira – Com suas empresas para que mercado atua?
Valente: Atendemos diretamente o cliente que chega até a Loumar pelo nosso site. Como falamos com o cliente final, conseguimos reduzir o custo final do produto de forma expressiva, no caso do “Passaporte Destino Iguassu” o desconto chega a 40% se comparado aos valores cobrados direto nos atrativos. A maior parte dos nossos clientes é de brasileiros, sem dúvida, oriundos de estados próximos que viajam com seu próprio carro. Contudo, este ano começamos forte com pacotes aéreos, com preços bem convidativos. Com isso, estamos ampliando e atendendo famílias de várias partes do País. O número de turistas estrangeiros também está aumentando, graças a nossa parceria com buscadores online.

Cristina Lira – Como dribla a baixa temporada?
Valente: Trabalhamos com uma margem de lucro pequena, tanto na hospedagem como nos passeios. Nosso intuito é que as pessoas venham a Foz do Iguaçu e possam fazer o máximo de atrativos possíveis. Ao invés de cobrar um absurdo por um passeio de barco, procuramos montar um pacote mais recheado de atrações com um valor justo e viável. Trabalharmos com mais de 20 hotéis de diferentes categorias também possibilita termos opções de hospedagens para todos os públicos. Essa soma faz com que visitar Foz do Iguaçu com a Loumar Turismo seja interessante em qualquer época do ano.

Cristina Lira – Quais os lugares mais procurados e principais atrativos em Foz?
Valente: Foz do Iguaçu e região têm atrações para cinco dias tranquilamente, curtindo passeios com intenso contato com a natureza ou aproveitando os preços tentadores no “paraíso das compras” das cidades vizinhas (Ciudad Del Este/PY e Puerto Iguazu/ARG). Entre os atrativos destacam-se as Cataratas do Iguaçu, candidatas a uma das Novas Maravilhas da Natureza, e a Hidrelétrica Itaipu Binacional – maior produtora de energia do planeta. Passeio de barco Macuco Safari, rapel, arvorismo, rafting, Trilha do Poço Preto, Parque das Aves, passeio de helicóptero são algumas das atrações. Além disso, é possível conhecer mais dois países em um curto espaço de tempo – a Argentina e o Paraguai, onde há opções de compras de mercadorias, principalmente aparelhos eletrônicos, a preços muito acessíveis.

Cristina Lira -Se o senhor fosse começar a vida agora, escolheria o turismo novamente?
Valente: Tentei jogar futebol no Barcelona ou ir para Fórmula-1, mas acho que não agradei (risos). Brincadeiras a parte, turismo é a minha vida, a vida da família e não conseguiria pensar em nada diferente, principalmente agora que as perspectivas são as mais positivas e promissoras.

O Hotel Bella Itália fica no coração de Foz do Iguaçu e é conhecido pelo seu café da manhã que desponta a nível internacional como o melhor café da manhã. Com 135 itens, o café conta com variedade de produtos deliciosos..Vale a pena experimentar

foto-divulgação, Marcelo Valente

Boa Viagem