Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Ex jogador Júlio César, volta a escrever na revista Reação

Júlio César participa do Fórum Internacional de Acessibilidade e Cidadania(Fac) que acontece em julho em Foz do Iguaçu(PR) e dos encontros estaduais, sendo o primeiro na cidade de Socorro, dia 23 de março,no Centro de Convenções da prefeitura da cidade

É com imenso prazer que volto a escrever para os amigos leitores da revista Reação.
O Ano de 2011 se foi com grandes avanços em nosso setor e entra o ano de 2012 prometendo ser ainda melhor!
Dias atrás me perguntaram se eu achava que o Brasil estaria preparado para receber a Copa do mundo de futebol, Olimpíadas e Paraolimpíadas, e se os jogos trariam benefícios ao Brasil uma vez que os gastos com a preparação estrutural seriam enormes. Eu respondi que o Brasil não estava preparado para eventos desta envergadura e observamos isso facilmente olhando a situação de nossos estádios de futebol, as condições precárias de nossos ginásios esportivos e pistas de atletismo e principalmente nossa estrutura de turismo o que envolve hotéis, restaurantes, lazer ,passeios entre outros, para receber tantas e tantas pessoas que aportarão em nosso país. Principalmente se tratando de Paraolimpíadas, onde receberemos milhões de estrangeiros portadores de deficiência. È exatamente sobre isso que quero falar ao caro leitor.
Não basta ter uma vasta rede de luxuosos hotéis, restaurantes e gastronomia de todo o mundo. Eu me pergunto se a estrutura do turismo no Brasil e tudo que ela envolve esta preparada na parte física para receber o PPD. Infelizmente nossa estrutura, inclusive a hoteleira só esta preparada dentro do que a lei exige o que, diga-se de passagem, está muito aquém das necessidades do PPD. Se não bastasse isso, o que me preocupa ainda mais é a estrutura dos recursos humanos, ou seja, se os colaboradores e funcionários estão preparados a atender tamanha demanda dentro da diversidade do universo que envolve cada tipo de necessidade especial. Estes estabelecimentos estão preparados a atender com eficácia um cliente cego, surdo, cadeirante ou mesmo amputado? Com toda certeza a resposta é NÃO! Eis que quando eu já estava frustrado em prever tanta desilusão do turista PPD em ver suas necessidades mal compreendidas e na atendidas, aparece um SOL ao fim do túnel! Parece mesmo que Deus é brasileiro! Pois fui convidado a participar de 8 encontros, culminando em um fórum que será realizado por capitais de todo País sobre arquitetura e turismo acessível exatamente para começarmos imediatamente a nos preparar para atender com excelência esta enorme demanda de turistas PPDs. Nosso primeiro encontro irá acontecer na cidade de Socorro – SP, dia 23 de Março, por ser esta a cidade exemplo de inclusão em nosso estado, seguindo ainda de outros em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Manaus , terminando com o Fórum em Foz do Iguaçu.
Uma iniciativa do Arquiteto Gilmar de Lima e sua equipe, juntamente com associações da hotelaria e gastronomia nacional promovem este magnífico Fórum internacional de acessibilidade e cidadania por todo país, com a intenção de preparar o turismo nacional tanto na parte de estrutura física quanto de recursos humanos destas empresas a receber com excelência o PPD do Brasil e exterior ávidos de assistir a Copa do mundo de futebol, Olimpíadas e Paraolimpíadas no Brasil. A cada dia o PPD esta mais consciente de seus deveres e de seus direitos, trabalhando e se tornando um consumidor ávido de oportunidades de passear, viajar, hospedar-se, comer bem e obviamente escolherão os locais que mais bem preparados estiverem para recebê-los. E se não for por uma questão filosófica de incluir a todos que o empresariado veja a necessidade comercial de abocanhar esta importante fatia de mercado que é o PPD a cada dia com poder aquisitivo mais alto. Sinto-me honrado de ter sido convidado a abrir todos estes encontros e Fóruns tocando o hino nacional ao piano, pois mesmo estando completamente surdo e como Embaixador da pessoa com deficiência no Brasil poderá mostrar a força e a capacidade que todos nós PPDs temos para junto com a pessoa comum, construir um país melhor e mais humano para todos. Nestes Fóruns fiz também questão de abrir o ciclo de palestras para conscientizar o empresariado nacional da área de turismo, que nós, PPDs podemos e queremos estar lado a lado com a pessoa comum trabalhando para que nosso país seja um exemplo mundial a ser seguido pelos demais no que tange à inclusão, acessibilidade e direitos humanos!
Parabéns Gilmar e toda sua equipe! São estas iniciativas que devem ser seguidas para mostrarmos ao mundo a força de nosso amado Brasil!!!!
Segue o link dos fóruns.
www.hospitalidadeacessivel.com.br

Boa Viagem