EVENTOS PREPARATIVOS PARA A 6ª FESTA DO ANO NOVO CHINÊS EM SÃO PAULO AGITAM A CIDADE

Antes da festa que acontece nos dias 29 e 30 de janeiro, no Bairro da Liberdade, apresentações em parques e na Avenida Paulista trazem um pouco das tradições chinesas para a cidade.

Pelo sexto ano consecutivo, São Paulo comemorará a entrada do Ano Novo Chinês nos dias 29 e 30 de janeiro. Antes disso, apresentações nos parques da Independência, Villa-Lobos, Ibirapuera e Aclimação e na Avenida Paulista darão uma ideia do colorido da festa. Aulas de Tai Chi, danças típicas e demonstrações de artes marciais ocuparão o Parque da Independência, no dia 16 de janeiro (domingo). No dia 22 (sábado) será a vez dos visitantes do Parque Villa-Lobos conferirem as atrações. As atividades serão realizadas dia 23 (domingo), no Ibirapuera, e no dia 25, dia do aniversário da cidade, no Parque da Aclimação. A programação nos parques acontece entre 9h30 e 12h00. Já às vésperas da grande festa na Liberdade, Dragões e Leões ocuparão o vão livre do MASP para as tradicionais danças no dia 26 de janeiro, entre 11h45 e 13h.
A grande festa acontecerá na Liberdade, bairro oriental da capital. No palco montado na Praça da Liberdade, academias de artes marciais, grupos de danças, músicas e organizações sociais apresentarão, durante o final de semana, rituais e outras manifestações artístico-culturais típicas do país que desponta como grande potência econômica mundial. Também no Bairro da Liberdade, barraquinhas de comidas e artesanato típicos oferecerão um pouco da gastronomia chinesa aos interessados. A festa é organizada pela JCI Brasil-China, entidade internacional que congrega jovens com idade entre 18 e 40 anos com a missão de difundir e promover a integração cultural entre os dois países. A entrada é gratuita.
Para Felipe Liu, presidente da JCI Brasil-China pra 2010, a sexta edição da festa consolida o objetivo do evento que é incentivar o intercâmbio cultural entre os dois países. “Queremos mostrar um pouco do que o nosso povo tem a oferecer. Hoje a China é conhecida como um gigante econômico, mas poucos conhecem a sua milenar cultura. Neste sentido, a festa tem como objetivo primeiro apresentar um pouco das tradições chinesas aos paulistanos e turistas que chegam à cidade especialmente para acompanhar a comemoração”, argumenta.
Nos cinco primeiros anos, a festa cresceu, ganhou repercussão internacional, com cobertura de veículos de comunicação de outros países. Em números, a festa supera a tradicional comemoração de entrada do ano novo chinês em Londres (ING) e São Francisco (EUA).
PROGRAMAÇÃO PARALELA DO ANO NOVO CHINÊS
Parque da Independência
Dia 16 de janeiro, das 9:30 até 12:00
Parque Vila Lobos
Dia 22 de janeiro, das 9:30 até 12:00
Parque do Ibirapuera
Dia 23 de janeiro, das 9:30 até 12:00
Parque da Aclimação
Dia 25 de janeiro, das 9:30 até 12:00
MASP
Dia 26 de janeiro, das 11:45 até 13:00
Mais informações: www.anonovochines.com.br