Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

ESTADOS BRASILEIROS QUE RECEBERAM NOVOS VÔOS DEFINEM ESTRATÉGIA CONJUNTA DE PROMOÇÃO DE DESTINOS

Estados que receberam novos voos definem estratégia conjunta de promoção de destinos turísticos brasileiros nos Estados Unidos. Em reunião realizada em Brasília, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur, apresenta proposta de roteiros integrados e ações a serem realizadas em 2009

Representantes das secretarias e empresas de turismo de Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Pernambuco e Ceará se reuniram nesta quarta (14), com a presidente da Embratur Jeanine Pires e diretores do órgão em Brasília. Na pauta, ações para reforçar a promoção de roteiros integrados destes estados nas principais cidades norte-americanas, aproveitando o lançamento de novos voos da American Airlines e da Delta Airlines para o Brasil.

A ideia é reforçar a campanha publicitária Brasil Sensacional, lançada em Nova York em setembro do ano passado com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo Luiz Barretto, e promover ações para profissionais de turismo dos Estados Unidos com o intuito de impulsionar a comercialização de novos pacotes e roteiros que incluam os estados que receberão os voos.

As peças serão veiculadas até março em revistas e TV´s de alcance nacional e mobiliários de aeroporto e ônibus nas cidades de Chicago, Los Angeles e Nova York. A partir de abril, serão exibidas peças com imagens dos roteiros integrados em mídia de bordo de companhias aéreas e em projetos especiais de comunicação.

“Precisamos otimizar os recursos investidos em promoção turística no exterior, especialmente em mercados importantes como os Estados Unidos”, explica a presidente da Embratur Jeanine Pires. “O mercado global é muito competitivo e é fundamental que os estados trabalhem de forma integrada e focada, dentro das diretrizes do Plano Aquarela”.

Além da campanha publicitária, outras ações serão feitas no País: comunicação via internet e assessoria de imprensa, viagens de familiarização com jornalistas e profissionais de turismo, promoção de workshops e rodadas de negócios, treinamento de agentes de viagens e participação em feiras de turismo estão no rol de ações de divulgação dos destinos contemplados pelos novos voos. Todos os roteiros propostos fazem parte da grade de produtos indicada pelo Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional.

“A Embratur apresentou um trabalho embasado tecnicamente, o que nos dá confiança. Cabe agora aos estados a execução das ações, potencializando os esforços de promoção nos Estados Unidos”, comentou o secretário de turismo do Ceará e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, Bismarck Maia.

Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil – em 2007, cerca de 700 mil turistas norte-americanos vieram ao País. Hoje, Brasil e Estados Unidos contam com 187 frequências semanais de voos.

Estiveram presentes no encontro: Bismarck Maia, secretário de Turismo do Ceará; Tomé Franca, secretário-adjunto de Turismo de Pernambuco; Oreni Braga, presidente Amazonastur; Emilia Silva, presidente da Bahiatursa; Fernanda Fonseca, diretoras de produto da Secretaria de Turismo de Minas Gerais; e da Embratur: José Luís Cunha, diretor de Mercados Internacionais; Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos; Walter Vasconcelos, diretor de Marketing.

Boa Viagem