Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Especialista do Itaú Unibanco aponta as opções mais indicadas para quem quer fugir da rotina

Férias chegando? Veja quais as melhores modalidades de crédito para viajar

Especialista do Itaú Unibanco aponta as opções mais indicadas para quem quer fugir da rotina

Quando chegam as férias escolares, muitos aproveitam a época para viajar e passar um tempo em família. E para quem fez planos para curtir esse período em outra cidade, sem perder de vista as suas finanças, uma das melhores formas é utilizar o crédito de forma consciente. Existem opções para não gerar uma confusão na sua rotina. Quem não possui os recursos imediatamente, e tampouco no próximo mês, pode recorrer aos empréstimos parcelados, que podem dar uma folga no pagamento das primeiras parcelas (até 90 dias) com melhores taxas. Mas é sempre importante verificar se o valor cabe no bolso e evitar parcelamentos em longos prazos, pois em dezembro as férias estão de volta.

Para Flavio Iglesias, diretor do Itaú Unibanco, é imprescindível entender quais são as melhores opções de crédito. “Antes de contratar, é preciso verificar se a operação é adequada ao seu perfil – incluindo a sua disponibilidade de renda mensal. Deve-se considerar ainda o valor do empréstimo, a urgência em obtê-lo, o prazo para pagamento e as taxas que serão cobradas”, pontua.

Confira abaixo as recomendações do especialista para os clientes que precisam daquela força no bolso para aproveitar as férias com tranquilidade.

Uma modalidade de pagamento que pode ajudar a todos os públicos é o cartão de crédito, pois concentra as compras (passagens de avião, hospedagem etc.) em um determinado dia do mês. Além disso, muitas empresas oferecem o parcelamento sem juros destas despesas.

Aposentados e assalariados: podem utilizar o crédito consignado, modalidade com as menores taxas de juros, uma vez que as parcelas são debitadas diretamente do benefício ou do salário. “É possível pagar a viagem à vista na busca de um bom desconto utilizando o consignado. Mas verifique sempre se o desconto da viagem é maior do que os juros pagos no empréstimo”, afirma Flavio.

Autônomos e liberais: o ideal é que utilizem o crédito pessoal, categoria de crédito com maior conveniência, pois fica disponível na conta imediatamente após a contratação, com a possibilidade de proporcionar carência de até 90 dias para pagamento da primeira parcela.

Antes de contratar qualquer modalidade, o especialista sugere fazer uma simulação e verificar o Custo Efetivo Total (CET). “Nós disponibilizamos em nosso site um simulador de crédito em que o cliente pode entender qual é a modalidade mais adequada com base em seu perfil e objetivo. Ele também deve avaliar o CET, que engloba todos os gastos do empréstimo e torna mais fácil a comparação entre as diversas modalidades”.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem