Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Entur divulga balanço geral da 6ªedição e anuncia data para 2014‏

 Presidente do Entur, Sérgio Gordilho em entrevista para Tammy Freitas do Jornal de turismo

 Presidente da ABIH-BA, José Manoel Garrido, presidente do Entur, Sérgio Gordilho e o presidente da ABAV-BA, José Alves

 Presidente da Associação de resorts do Brasil, José Dilson Fonseca e Sérgio Gordilho

 Jaime da Avianca, empresa aérea transportadora oficial do evento

 Renata Carneiro da pousada La Toscana, de Campos do Jordão com empresários  da região

A  6ª edição do Encontro Nacional de Turismo da Bahia(Entur) realizada nos dias 22 e 23 de agosto, em Salvador, já se consolidou no calendário nacional do turismo, ressaltou o presidente da Barra Viva Marketing & eventos, empresa promotora do Entur, Sérgio Gordilho, que revelou que neste ano o, Entur creceu 5%. Já no caso da II edição da feira de fornecedores de hotelaria e alimentação, o BAHIABIZZHOTEL& FOOD, realizado em parceria com a ABIH-BA, o evento teve um crescimento de 300% em relação ao espaço, número de expositores e  visitantes.  Em 2014, a 7ª edição acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.

 
Gordilho destaca ainda a importância da parceria com a Avianca, transportadora aérea oficial do ENTUR/2013, que transportou todos os jornalistas e disponibilizou uma tarifa especial para os participantes do evento. O Entur neste ano superou as expectativas. Foi bem elogiado  pelos participantes e a realização do Entur e BAHIABIZZHOTEL & FOOD no mesmo pavilhão facilitou a visita a todos os estandes. As capacitações do ENTUR realizadas pela Air Europa, Condor, Chic Outlet Shopping e Shalom Tour Operator tiveram uma participação expressiva de agentes de viagens.
 
No BAHIABIZZ HOTEL & FOOD também foram realizadas palestra, com participação de muitos hoteleiros baianos, com temas relevantes expostos por Ignacio Amigó, Consultor e profissional de turismo na Catalunha, Espanha, Marco Sobrinho, gerente nacional da Booking.com e Marco Jorge, Territory Manager Latin America da TripAdvisor .
 

Para 2014 a Barra Viva Marketing & Eventos, através de seu presidente, Sérgio Gordilho, informa que já começou a preparar novidades que irão aprimorar ainda mais o ENTUR e o BAHIABIZZHOTEL & FOOD.

Notícias

Cais do Sertão vence 33ª edição do Prêmio Rodrigo de Melo Franco

O museu estadual é um dos contemplados na categoria Patrimônio Imaterial pelas mediações musicais na Sala Imbalança O Centro Cultural Cais do Sertão, equipamento turístico e cultural do Governo do Estado, gerido pela Secretaria de Turismo e Lazer e a Empetur, é um dos grandes vencedores da 33ª edição do Prêmio Rodrigo de Melo Franco, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu saiu vitorioso na categoria de iniciativas de excelência no campo do Patrimônio Cultural Imaterial, pelas atividades interativas desenvolvidas na Sala do Imbalança, que permite ao visitante uma experiência completa da formação musical nordestina. 

Localizada no piso superior do museu, a Sala Imbalança oferece aos visitantes a experiência gratuita da musicalidade do Sertão pernambucano. O espaço é visitado por grupos, que por intermédio de músicos-educadores, podem aprender a tocar instrumentos musicais utilizados no forró e demais gêneros populares do Nordeste. O público tem acesso às técnicas de manuseio da sanfona, zabumba, triângulo, agogô de cocos, pífano e rabeca, entre outros instrumentos. Este ano, devido ao protocolo sanitário que regula os cuidades para se evitar a disseminação da Covid-19, o público não está com acesso à área.

O Cais do Sertão, cuja missão é proporcionar a representatividade dos pernambucanos a partir de seu acervo, competiu com mais dez ações do Estado. “Sermos um dos vencedores do prêmio nos honra e nos motiva a fortalecer ainda mais o papel do Cais como instrumento de difusão e manutenção das nossas riquezas culturais”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Desde o início da pandemia, o Cais do Sertão adaptou todas as suas atividades para as plataformas online, promovendo debates, rodas de conversa e playlists temáticas. Todas as ações foram idealizadas pelo time de profissionais que compõem os setores de conteúdo e educativo do centro cultural. “Este prêmio é um reconhecimento significativo para o museu e para o trabalho do time educativo do equipamento. Nesse momento de pandemia, os museus foram um dos segmentos que mais sofreram entraves ao longo dos meses e, com o trabalho interativo nas redes sociais, conseguimos dar continuidade ao nosso objetivo de propagar a cultura genuinamente nordestina”, salienta a gestora do Cais do Sertão, Maria Rosa Maia.

Além do Cais do Sertão, a edição premiou outros projetos de sucesso do Estado. Entre as iniciativas, foram contempladas as ações de integração do Pátio Criativo, da Prefeitura do Recife, e de preservação da cultura popular com o Canal Babau: Salvaguarda do Mamulengo de Pernambuco, Patrimônio do Brasil, de Wagner Porto Cruz.

O Prêmio Rodrigo de Melo Franco foi promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, desde 1987, preocupa-se em valorizar os espaços e projetos que visam à preservação cultural do País. Este ano, houve recorde de inscrições: no total, 515. Na etapa final, foram selecionadas 12 ações no campo do Patrimônio Cultural Brasileiro. Cada premiado receberá o valor de R$ 20 mil.




Boa Viagem