EMPROTUR FAZ BALANÇO DAS AÇÕES EM 2009 E ANUNCIA NOVOS PROJETOS PARA 2010

O presidente da Emprotur, Cláudio Porpino, reuniu jornalistas e representantes do trade turístico nesta terça-feira (29) e anunciou as prioridades da empresa de promoção e divulgação turística para 2010. Na programação divulgada está a realização e o apoio a eventos como Reveillon, Verão de Todos e o Carnaval de Caicó.

Hoje a tarde o presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Cláudio Porpino, reuniu a imprensa potiguar em um almoço no restaurante Abade para fazer um balanço das ações da secretaria em 2009. Além dos jornalistas, estiveram presentes o secretário estadual de turismo, Fernando Fernandes e representantes de entidades ligadas ao turismo.

Durante a reunião Cláudio Porpino destacou o trabalho realizado pela equipe técnica da Emprotur e a parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e a iniciativa privada. “A divulgação e promoção do nosso estado tem sido intensa e desempenhada de maneira séria e profissional. Realizamos todas as atividades previstas e aprovadas pelo Conetur para o Rio Grande do Norte este ano. Trabalhamos muito. O RN marcou presença e foi devidamente promovido em todo o país e internacionalmente, e isso para mim é motivo de muito orgulho”, desabafou.

O destaque da fala do presidente da Emprotur ficou para os projetos que estão por vir em 2010. “Neste inicio do ano vamos apresentar para aprovação no Conetur um novo planejamento. Iniciamos o ano com a realização e apoio a eventos que possam agregar valor turístico ao nosso Estado como o reveillón, a Festa de Santos Reis, o Verão de Todos e o Carnaval de Caicó, que hoje é o terceiro maior carnaval do Nordeste, só ficando atrás de Salvador e de Olinda. Acreditamos que eventos como esses são importantes para fomentar o turismo local. Ao longo de 2009, investimos no apoio aos festivais gastronômicos e festas como a de Santana, por exemplo, a fim de incentivar o turismo regional e também de interiorizar o nosso destino”, explicou Porpino.

Segundo os empresários e representantes das entidades do setor a atuação da Emprotur foi mais além. George Gosson, hoteleiro, analisou que 2009 foi um ano de avanços institucionais que contribuíram para o amadurecimento do turismo potiguar. “As lideranças do segmento aumentaram a objetividade e, com isso, foi dado um importante passo para a atividade no RN e a Emprotur conseguiu atender ao seu papel sempre escutando a opinião da iniciativa privada”, destacou.

Já Enrico Fermi, presidente da ABIH, falou que o bom momento vivido pela atividade turística é fruto de um trabalho de promoção e divulgação realizado pela parceria da Emprotur com a iniciativa privada. “O diálogo foi aberto com a classe empresarial e pudemos mudar o cenário da atividade e estamos trabalhando juntos. Hoje, passamos do estágio de só trabalhar as feiras e estamos trabalhando direto o nosso consumidor final. Com esse trabalho a Emprotur está otimizando os resultados para o turismo local”, observou Fermi.

Para Neiwaldo Guedes, atual presidente do Natal Convention Bureau, o destaque do ano para o turismo potiguar foi o estreitamento da parceria entre a iniciativa privada e o poder público. “O turismo potiguar cresceu muito e ganhou pontos nessa parceria. Hoje, alta estação, estamos com nossos vôos cheios e hotéis lotados. Para a baixa estação procuramos alternativas como o trabalho com a captação de eventos para Natal, por exemplo”, lembrou. George Costa, novo presidente do Natal Convention Bureau, adiantou que em 2010 será intensificada a promoção e divulgação do turismo de eventos no RN. “O Natal Convention Bureau já firmou uma parceria com a Emprotur para a captação de eventos pelo Brasil. Na pauta para o próximo ano, já estão programadas a captação de cerca de 20 grandes eventos para o estado”, informou George.

Ações para o novo ano

Segundo informações da equipe técnica da Emprotur em 2010 as prioridades para o mercado nacional são: a realização de famtrips segmentados (como o turismo jovem, terceira idade, aventura e organizadores de eventos); dar mais foco à captação de eventos e projeto Oportunidade Azul, que consiste na promoção de ações como workshops, promoshoppings, vitrinagens e roadshows. Já para o mercado internacional, a empresa vai priorizar os mercados já consolidados (Itália, Holanda, Argentina, Escandinávia e Portugal) e investir em mercados em potencial, como Espanha, Alemanha, França e Chile.