Empresários potiguares falam de trajetória de sucesso para inspirar empreendedores

Fórum Empresarial do RN teve o apoio do Sistema Fecomércio e teve palestras de Afrânio Miranda, Antônio Gentil e Glauber Gentil

 

Histórias de empreendedorismo, sucesso e superação, genuinamente potiguares, pautaram o Fórum Empresarial do RN, que reuniu empresários e  colaboradores de empresas parcerias nesta terça-feira (18), no Teatro Riachuelo, em Natal. O evento teve a co-realização do Sistema Fecomércio, em parceria com a empresa K&M Seminários e foi prestigiado pelo presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Os palestrantes foram os empresários Afrânio Miranda, Antônio Gentil e Glauber Gentil.

 

“No contexto atual, em que palavras como incerteza, dificuldade e turbulência têm sido tão pronunciadas, temos a oportunidade de conhecer mais a fundo estas histórias de sucesso, calçadas em muito trabalho e obstinação, é reconfortante. É poder enxergar luzes no fim do túnel e ter a certeza de que é possível, sim, termos muitas outras histórias como estas para serem contadas”, afirmou o dirigente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

 

O diretor da K & M, Kelermane Martins, comentou que o evento a cada ano traz ao público, de maioria empresarial, cases de empresas do estado que alcançaram patamares de sucesso, que podem inspirar referência nos segmentos. “O evento só acontece, com auditório lotado, pela confiança tanto do público como dos parceiros que acreditam nesse projeto, como a Fecomércio, o Sesc e o Senac”, acrescentou.

 

Cases

Afrânio Miranda, diretor Administrativo da Miranda Computação, se emocionou ao relembrar surgimento da empresa, fundada por três irmãos e que completa 30 anos de estrada. “A Miranda não é feita por nós e sim pelos consumidores potiguares”, disse. Os Miranda começaram a empreender em Taipu, cidade natal da família, vendendo diversos produtos. Em 70, já estabilizados em Natal, enxergaram uma oportunidade de vender livros de informática, já que eram curiosos do assunto.

“A Miranda começou no quintal da casa da minha mãe e a ideia era vender os livros, fazer treinamentos e elaborar sistemas de informática. Foram muitas dificuldades, não foi fácil, mas aos poucos alcançamos o sucesso e tornamos referência no estado, no país e também no mundo”, declarou.

Hoje a Miranda possui oito lojas físicas, sendo uma em Mossoró, possui serviço de entrega, comercializam três mil produtos e atendendo 2 mil clientes por dia. A empresa é responsável por 340 empregos diretos. “O empresário ou aquele que quer empreender não pode se acomodar, tem que ouvir os clientes e os colaboradores e buscar o diferencial para superar a crise”, aconselhou.

 

Gentil

Um dos nove filhos de uma família pobre, Antônio Gentil saiu da cidade de Campo Grande (Oeste potiguar) para Natal fugindo dos efeitos da seca. Na capital, teve como primeiro emprego de office boy e depois foi funcionário da Camisaria União, onde chegou a ser sócio diretor. Mesmo com a estabilidade, Gentil resolveu arriscar e começar o Grupo Gentil. “Não pode desistir dos sonhos. Se você quer algo, corra atrás, é possível”, garantiu.

O Grupo Gentil é uma multifranchising, com gestão de mais de cinco marcas, nacionais e internacionais, com atuação nos estados de Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.

Glauber Gentil, da segunda geração da família, mostrou a força da família empresarial e traçou um cenário de continuidade e inovação do negócio, que passa por um processo de sucessão.

“Vivemos um estreitamento familiar, com encontros periódicos, com a presença de todos da família e discutimos a nossa gestão e das empresas. Tudo organizado e clareza, como o papel de cada componente um definido”, disse.

O Grupo tem números grandiosos: 700 colaboradores, 90 pontos de venda, 13 mil itens vendidos, atendendo 4,2 clientes por minuto. O faturamento previsto para 2017 é de R$ 225 milhões e a meta para o próximo ano é R$ 300 milhões.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »