Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EMPETUR PARTICIPA DA MAIOR FEIRA DE NEGÓCIOS FUTEBOLISTICOS DO MUNDO

A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) participou, entre os últimos dias 17 e 18, do primeiro grande evento internacional de negócios do futebol ocorrido no Brasil antes da Copa do Mundo de 2014: a Soccerex Brasília Fórum. 

Além da oportunidade de apresentação dos principais atrativos turísticos pernambucanos, através de stand com o novo material publicitário do turismo estadual, a participação da Empetur na Socceex, realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, representa um dos primeiros passes no competitivo jogo da atração de investimentos face a realização da Copa do Mundo 2014, no Brasil. 

A conferência, que reuniu nomes como José Carlos Brunoro, proprietário da Brunoro Sport Business, Henk Markerink, presidente da Amsterdam Arena Advisory, e Ferran Soriano, ex – Vice Presidente do Fútbol Club Barcelona, traçou um painel acerca dos mais expressivos tópicos relativos à indústria do futebol, entre eles o turismo.

Para o vice-presidente da Empetur, Gilberto Pimentel, o evento serviu para ratificar a imagem do Estado como uma das candidatas a sub-sede da Copa da Mundo de 2014. “Sabemos que o Recife tem uma situação privilegiada em termos de estrutura em relação a outras cidades que concorrem.” Pimentel disse ainda que o projeto Cidade da Copa foi objeto de grande curiosidade entre todos que visitavam o stand pernambucano. “A malha aérea, em decorrência dos mais de 500 voos extras diários para o país durante a competição, foi outra temática que chamou a atenção”, disse.  

A expectativa é que ocorra, durante o período da competição, um aumento no fluxo turístico do país ao redor de 500 mil turistas apenas no mês em que o evento for realizado (ou seja, um aumento de 10% no fluxo atual). Importante ressaltar o perfil do turista da Copa do Mundo: além do alto valor gasto em praticamente todas as cadeias produtivas do Turismo, quem frequenta o torneio costuma permanecer em média 15 dias no local. A Alemanha é um bom modelo da importância que uma Copa do Mundo pode gerar para o turismo. Em 2006, a estimativa foi a de que os turistas gastaram £ 800 milhões durante o torneio; 12,5 milhões foi o número de pernoites realizados apenas por turistas estrangeiros entre junho e julho daquele ano, o equivalente a um aumento de 19,3% em relação ao ano anterior; outra estatística diz respeito ao valor entre £ 4,8 e £ 5,5 milhões (crescimento de 4% quando comparado a 2005) arrecado pela rede hoteleira local. 

Além disso, a Copa do Mundo atrai a atenção de 240 países, com mais de 500 estações televisivas transmitindo 71 mil horas de cobertura não apenas do evento, como também do destino por onde circularão mais de 15 mil jornalistas de todo o globo. A audiência ao longo de toda a competição abrange entre 25 a 30 bilhões de telespectadores.

Boa Viagem