EMBRATUR ENGAJADA EM ESFORÇO PARA ALAVANCAR IMAGEM DO RIO

Reunião com grupo de líderes segue na próxima quarta-feira para continuar discussão sobre a proteção ao turista

Reunião no Rio de Janeiro (RJ). Foto: Ministério do Turismo

É necessário um esforço integrado de órgãos federais, estaduais e municipais, estreitamente alinhados com as lideranças do trade turístico, para manter a imagem positiva da principal porta de entrada do Brasil, o Rio de Janeiro, junto aos mercados internacionais, consolidada após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. A conclusão é de um grupo de líderes, coordenado pelo presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, que juntamente com o ministro do Turismo, Marx Beltrão, se reuniu nesta segunda-feira (23) na cidade maravilhosa para definir um roteiro de ações. O principal objetivo é manter o interesse dos turistas internacionais num nível próximo ao registrado em 2016, quando o Brasil bateu o recorde de visitantes estrangeiros, com mais de 6,6 milhões de pessoas, de acordo com o MTur.

“Entendemos que houve um grande esforço do setor privado e também do público, que chegou a R$ 10 bilhões, e que deu ao Rio de Janeiro uma infraestrutura invejável, tanto em termos de equipamentos culturais, logística, como o dobro da capacidade do setor hoteleiro, por exemplo. Agora esse investimento tem que retornar, não podemos deixar que nossa principal vitrine turística fique com esses apartamento ociosos. Temos muita coisa para oferecer e, afinal, o Rio é cidade olímpica até 2020”, comentou Lummertz.

No encontro participaram o ainda o secretário de Turismo do estado do Rio de Janeiro, Nilo Félix; o presidente da Riotur, Marcelo Alves; o deputado federal Otávio Leite, da Comissão de Turismo da Câmara Federal; o presidente do Rio Convention & Visitors Bureau, Alfredo Lopes; o conselheiro do Conselho Nacional de Turismo, Claudio Magnativa, além de representantes da Associação Brasileiro da Indústria de Hoteis (ABIH), da Associação Brasileira de Agência de Viagens (ABAV), da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (ABEOC).

Os líderes do setor entenderam que um dos principais problemas enfrentados nesse início de temporada de verão, além do excesso de leitos, é a sensação de insegurança que domina a cidade, em especial após o Estado do Rio de Janeiro entrar num processo de insolvência financeira que vem prejudicando a manutenção de serviços básicos, como a segurança pública.

Trabalho integrado – O secretário de Turismo do Rio e o presidente da Riotur sugeriram ações de enfrentamento à questão da segurança de uma maneira integrada. Por sugestão do presidente da Embratur, a reunião desta segunda terá sequência na próxima quarta-feira (25), quando contará com a presença dos comandantes das diversas  forças de segurança – Polícias Civil, Militar, Federal e a Guarda Civil. Marcelo Alves afirmou que está pronto para entrar em ação uma guarda especial, formada por integrantes de todas as forças, para atuar na proteção ao turista.

O presidente da Embratur aprovou a ideia. “Não se trata de só proteger o turista e deixar as comunidades sem segurança, o que temos que entender é que protegendo também o turista, cria-se uma reputação boa para a cidade. Com isso, geramos mais recursos para o Estado que vai poder pagar melhor seus policiais e contratar mais, além de melhorar os equipamentos. Não basta a cidade ser uma boa marca. Se a reputação não é boa, a marca deixa de existir”, resumiu Lummertz.

O ministro Marx Beltrão e o presidente Lummertz também concordaram em fazer todos os esforços para encomendar novas campanhas de atração de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, a partir já do próximo Carnaval. Mesmo lembrando que o governo enfrenta problemas para executar seu orçamento, se comprometeram, com a ajuda dos parlamentares que trabalham afinados com a questão do turismo, a convencer ao governo a liberar mais recursos para investir no setor.

blob:https://web.whatsapp.com/959a8aa1-23a7-4343-8a36-02d77f229d58

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »