Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EMBRATUR DEFENDE ABERTURA DE INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NAS AÉREAS BRASILEIRAS

 

Presidente do Instituto, Vinicius Lummertz, participou de audiência pública na Câmara que debateu o tema com representantes do governos e das companhias aéreas

 

Luiz Sérgio Dias, da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT; secretário de Políticas Regulatórias de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Rogério Coimbra; Deputado Lucas Vergílio (autor do requerimento), Vinicius Lummertz, presidente da Embratur, e José Adriano Ferreira, do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA)

 

 

 

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinicius Lummertz, defendeu a abertura de investimento do capital estrangeiro nas empresas aéreas nacionais. Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (03), na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados para debater o tema, Lummertz afirmou que o objetivo do Instituto e do Ministério do Turismo é “aumentar a competitividade, o número de voos e de turistas viajando dentro do País”.

 

Representantes das companhias Latam e da Gol se posicionaram totalmente a favor da participação de até 100% do capital estrangeiro, enquanto Azul e Avianca defenderam uma abertura gradual, começando em 49%.

 

“Estamos aqui, no lugar certo, ouvindo e discutindo um tema que as próprias aéreas concordam. Todo negócio que é debatido para o fortalecimento do Turismo é fundamental para a transcendência da economia brasileira. Nós, do setor turístico, somos favoráveis que isso aconteça, mesmo que sejam 49% ou 100%”, disse o presidente da Embratur.

 

De acordo com Lummertz, a nova tentativa de abertura do setor ao capital estrangeiro faz parte do plano “Brasil + Turismo” anunciado pelo governo federal em abril deste ano para estimular a atividade turística no Brasil. “A capitalização é importante e majoritária entre as companhias aqui presentes. A economia do setor aéreo tem importância fundamental para o País. Cuidados são necessários para legislar, mas não temos outra opção”, disse ele.

 

O secretário de Políticas Regulatórias de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Rogério Coimbra, afirmou que o governo poderá concordar com um “faseamento” da abertura das aéreas ao capital estrangeiro. “Mas, o nosso objetivo é chegar a 100%”, frisou.

 

Coimbra explicou que a proposta traz uma série de salvaguardas ao mercado brasileiro: as companhias aéreas terão de contratar tripulação brasileira e se submeter à legislação nacional; as empresas, mesmo que controladas por estrangeiros, serão registradas como brasileiras, e aquelas registradas como estrangeiras seguirão proibidas de realizar voos domésticos.

 

Além dos representantes das empresas aéreas Rogério Lemos, da Latam; Patrízia Xavier, da Azul; Alberto Fajerman, da Gol, e Tarcísio Gargioni, da Avianca; da Embratur e do MTPA, estiveram presentes Luiz Sérgio Dias, Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil da CUT; Deputado Lucas Vergílio (autor do requerimento), e José Adriano Ferreira, do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA).

 

O governo enviou ao Congresso Nacional, por meio de projeto de lei com urgência, a proposta que põe fim ao limite para participação de capital estrangeiro nas companhias aéreas do país e cria incentivos para a aviação regional. A matéria está em análise na Câmara dos Deputados.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem