EMBRATUR ANUNCIA VISTO ELETRÔNICO NA AUSTRÁLIA

EMBRATUR ANUNCIA VISTO ELETRÔNICO NA AUSTRÁLIA

Medida, que entrará em vigor até o final deste ano, vai facilitar a vinda de turistas que pretendem visitar o Brasil

Alexandre Nakagawa, coordenador de Segmentos Turísticos da Embratur, em capacitação na Austrália

Os australianos com planos de vir ao Brasil serão os primeiros beneficiados pelo sistema de emissão de vistos eletrônicos, que o País começa a implementar. O coordenador-geral de Segmentos Turísticos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Alexandre Nakagawa, junto ao ministro do Turismo, Marx Beltrão, esteve nesta sexta-feira (17) na Austrália para anunciar a medida que entrará em vigor até o final deste ano.

“O novo sistema vai facilitar a concessão da autorização para entrada no Brasil. Todo o processo, de solicitação, pagamento de taxas, análise, concessão e emissão será realizado pela internet, em até 72 horas. A facilitação da emissão dos vistos tem como objetivo reduzir a burocracia e, principalmente, alavancar a entrada de turistas estrangeiros no País”, destacou o coordenador da Embratur.

Nakagawa e o ministro Marx Beltrão fizeram o anúncio para a imprensa australiana. Além disso, ofereceram capacitação para agentes de viagens e operadores de turismo, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos representantes do trade da Austrália sobre a oferta turística brasileira diversificada. Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a adoção do visto eletrônico irá se somar a outras medidas que fazem parte do “Mais Turismo”, lançado pelo governo no primeiro trimestre deste ano, e que deverão “alavancar definitivamente o setor no Brasil, gerando muito mais emprego e renda”.

“O visto eletrônico para turistas australianos é o primeiro de uma série, que inclui Estados Unidos, segundo maior emissor de turistas estrangeiros, Canadá e Japão, é resultado de uma ação conjunta do MRE, MTur e Embratur, que abre caminhos para o aumento do número de voos e montagem de pacotes. Mas não são só turistas que virão para o nosso País. Haverá um aumento do comércio entre Brasil e essas nações. São essas pessoas, esse fluxo, que fortalecerão nossa internacionalização, que trarão os investimentos que tanto necessitamos, para beneficiar o futuro do Brasil e das novas gerações”, afirmou Lummertz.

O presidente da Embratur informou, ainda, que, com os vistos eletrônicos e medidas como a aprovação dos projetos de modificação da Lei Geral do Turismo pela Câmara, a permissão a abertura dos capitais das companhias aéreas e a transformação da Embratur em um serviço social autônomo. “O Brasil passará a viver um ciclo positivo, alavancado pelo turismo”, completou Lummertz.

De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), a projeção é de aumentar em até 25% ao ano o fluxo de visitantes e injetar R$ 1,4 bi na economia brasileira com a medida de facilitação.

Adotada durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, a flexibilização de vistos beneficiou 74% dos 163 mil turistas de Austrália, Canadá, EUA e Japão. Eles deixaram mais de US$ 167 milhões na economia nacional. Mais de 85% desses visitantes disseram que a manutenção do benefício facilitaria o retorno deles.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!