Em ano eleitoral, Santuário Nacional convoca cristãos em campanha pró-cidadania

Foto: Divulgação/Santuário Nacional

Considerado o grande projeto de 2018, “Eu sou o Brasil ético” quer levar mensagem de otimismo e protagonismo a cidadãos de todo o país

Por Flávia Gabriela

Santuário Nacional de Aparecida, com a liderança do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e dos Missionários Redentoristas, lança no próximo dia 2 de janeiro em coletiva de imprensa o projeto Eu sou o Brasil Ético.

A iniciativa tem como objetivo convocar os cristãos a fazer uma profunda reflexão sobre os valores que devem reger suas ações e, a partir disso, construir um Brasil diferente. A ação poderá ser percebida durante todo o ano pela Rede Aparecida de Comunicação em todas as frentes de atuação (rádio, tv e internet), na Revista de Aparecida , nas mensagens dos religiosos no Altar Central, na comunicação pelo complexo Santuário, e nas condutas adotadas na recepção de políticos no ano 2018.

“Queremos estimular os brasileiros a pensarem mais criticamente nas ações que praticam enquanto cidadãos e nas escolhas que farão este ano, a partir de valores éticos que devem nortear a vida de uma nação. Trata-se de uma campanha de conscientização, que busca resgatar a ética e os verdadeiros valores do brasileiro, trazendo o espírito patriótico para o seu dia-a-dia e, para isso, vamos usar todas as nossas forças de comunicação. É uma campanha apartidária com o objetivo de resgate dos valores por muitos já esquecido, em busca de uma verdadeira transformação. Queremos uma nação ética!”, ressalta o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista Almeida.

O projeto Eu sou o Brasil Ético tem como eixo central a conscientização do cristão e sua responsabilidade em ser bom cidadão, pois a igreja católica acredita que não se separa a fé da vida. “É o próprio Jesus Cristo quem dá o exemplo de que é obrigação do cristão incluir a todos, bem como a responsabilidade por aquilo que é de todos. “, explica o reitor.

Dia 12 de cada mês, fiéis serão convocados a rezar pelo Brasil

Entre os projetos de 2018, está o Dia Nacional Mariano, que será instituído pelo Santuário Nacional como todo o dia 12.

Neste dia, o Santuário convidará todos os brasileiros para “colocar o Brasil aos pés da Mãe de todos os brasileiros”, conforme contextualiza o reitor. “Queremos rezar, porque nosso país precisa de oração e porque a oração transforma vidas e pode mudar uma nação inteira. Vamos convidar os devotos da Mãe Aparecida a clamarem conosco “Por Uma Nação Ética! “, finalizou. A celebração acontecerá sempre após a missa da manhã, transmitida ao vivo às 9h pela TV Aparecida e portal A12.com.

 

“O cristão é chamado a ser um cidadão protagonista”, diz reitor do Santuário de Aparecida

Segundo padre João Batista Almeida a principal inspiração do projeto “Eu sou o Brasil ético” vem do papa Francisco, que ao longo de seu pontificado vem convocando os cristãos a exercerem seu papel de cidadão, como protagonistas contra toda e qualquer forma de corrupção.

“É do pontífice a fala: “A corrupção é o pecado que, em vez de ser reconhecido como tal e de nos tornar humildes, é transformado em sistema, torna-se um hábito mental, um modo de viver. O corrupto não conhece a humildade, não se sente necessitado de ajuda, leva uma vida dupla”, neste sentido o Santuário Nacional de Aparecida e os devotos de Nossa Senhora Aparecida farão uma grande caminhada em 2018. Temos certeza que nossa mensagem vai ecoar”, explica.

E complementa: “Precisamos começar a mudar alguns estereótipos que infelizmente foram incorporados a nossa cultura e atribuídos ao nosso povo ao longo do tempo. Será que realmente o brasileiro é o cidadão que “adora levar vantagem em tudo”, que valoriza a “malandragem”, que acredita que o bom político é aquele que “rouba mas faz”? Cremos que apenas com a atitude e o exemplo de cada um, mostrando suas virtudes e reais valores cristãos no dia-a-dia, seremos capazes de verdadeiramente mudar nosso país”.

Sobre as ações práticas às quais os fiéis serão incentivados, o reitor enfatiza que o verdadeiro cristão aproveita todos os momentos para atuar em sintonia com a palavra de Deus “Seja na fila do banco, dentro do ônibus, no caixa do mercado. Seja na missão de pai, mãe, filho ou irmão, o cristão buscar sempre dar ao outro o melhor de si, como Jesus ensinou e o fez”, termina.

Coletiva de Imprensa – O anúncio oficial do projeto será no dia 2 de janeiro, a partir das 10h15, na Sala de Imprensa do Santuário. Na ocasião será divulgado o movimento oficial de visitantes do ano de 2017.

 

Informações: (12) 3104 1042. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »