Dicas para curtir Ponta Grossa, no Paraná

Buraco do Padre

Já pensou em viajar pelo Brasil, mas ainda não definiu o roteiro. Se você mora no nordeste, quem sabe opte pelo sul ou vice versa. Mas vou dar para voces , uma boa dica, conhecer um lugar que nunca foi. E assim, fui eu convidada para um Press trip (viagem de imprensa, onde os jornalistas convidados conhecem um destino, roteiros e dicas para divulgar) e fui parar em Ponta Grossa (PR), um destino bem longe da minha cidade do nordeste. Peguei o avião em Natal, com conexão em São Paulo, depois segui direto para Curitiba e em uma hora e meia eu estava em Ponta Grossa, um lugar alto astral, povo acolhedor e hospitaleiro, e fui acomodada com o grupo no hotel Premium Vila Velha, bem no coração da cidade. Outra parte ficou hospedada no hotel Planalto.

Fui muito bem recebida pelo jornalista amigo, Rhamonn Rangel Cottar e sua Gege e mais Danielly e toda equipe. O carinho especial da então prefeita em exercício, professora Elizabeth Schmidt, que recebeu todos os participantes com muita alegria. Foram dias maravilhosos, numa terra linda. Prometo voltar!..

Dez dicas:

 

1-Parque Estadual Vila Velha- Um lugar fantástico. Pode ir tranquilo, use tênis, protetor solar. E claro terá que ir com guia. Vai ver um parque com linda vegetação e inúmeras pedras e arenitos onde se imagina cada figura incrível.. Eu pensei em tantas coisas, e você não fará diferente. Um lugar para passear e passar uma tarde.

 

 

 

 

 

 

 

 

Famosa Taça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações do Parque:

Considerado o principal atrativo Natural de ponta Grossa, esta Unidade de Conservação é composta por três principais atrações: Arenitos, que são formações rochosas que apresentam formas variadas, como: a taça, o camelo, entre outras; Furnas, que se caracterizam por grandes crateras com vegetação exuberante e água no seu interior (lençol subterrâneo) e Lagoa Dourada que possui este nome porque as suas águas ficam com uma coloração dourada quando reflete a luz do Sol ao entardecer.

O Parque Estadual de Vila Velha foi criado em 1953 para preservar as formações de arenito e os campos nativos do Paraná. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1966, tem mais de três mil hectares.Entre a fauna presente no parque, já foram encontradas muitas espécies endêmicas e ameaçada de extinção, como o lobo-guará, bugio-ruivo, tamanduá-bandeira, jaguatirica e aves como a águia-cinzenta, papagaio-de-peito-roxo, galito, caminheiro-grande e noivinha-de-rabo-preto. Também há quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.

O Parque Estadual de Vila Velha, que durante os anos de 2002 e 2004 esteve em processo de revitalização, teve algumas de suas áreas recuperadas. Todos os passeios são feitos por trilhas e acompanhados de guias do próprio parque.

A responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
O acesso se dá pela rodovia BR 376 (Ponta Grossa -Curitiba), Km 28 a partir de Ponta Grossa, saída pela Av. Visconde de Mauá ( Oficinas) ou Av. Visconde de Taunay (Ronda).

Dias e horários de visitação: Abre para o público: sextas, sábados, domingos e feriados nacionais das 8h30 às 17h30, com entrada permitida até 15h30, mediante a contratação do guia de turismo. Segundas, quartas e quintas, com agendamento pelo e-mail: [email protected].

 

 

2-Chá da tarde do hotel Premium Vila Velha- IMperdível para quem está com uma baita fome. Tem inúmeros produtos variados, desde bolos, geleias, tortas, sanduiches. Vale a pena conferir o preço, mas é uma ótima programação para quem adora comer. Local que a prefeita em exercicio de Ponta Grossa, professora Elizabeth Schmidt participou do chá com todos da imprensa convidada e também deu de presente um kit com um lenço verde. Todos utilizaram na abertura do 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais.

 

3- Buraco do Padre- Ninguém não imagina que no coração do Paraná, existe algo tão fantástico, tão especial como este lugar. Fomos conhecer e todos ficamos encantados, com o lugar mistico mas que carrega imensa energia. Um passeio com guia é recomendado. Aquelas rochas emoldurando o caminho, entre riachos e chegando ao buraco de fato, um espetáculo à parte.

 

 

 

 

 

 

 

Informações sobre o Buraco do Padre:

 O nome do local está ligado à história dos Padres Jesuítas que lá meditavam. O Buraco do Padre é uma furna que apresenta em seu interior uma imponente cascata de 30m, formada pelo Rio Quebra Perna. Trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo. Para acesso à furna é necessário percorrer uma trilha de 1km a pé com presença de obstáculos naturais. O acesso é fácil e a sua trilha principal foi recentemente reviltalizada, permitindo que cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção cheguem à furna.

       Localiza-se na Região de Itaiacoca e é uma Unidade de Conservação, não é permitido acampar neste recinto. No ano de 2005, passou a integrar o então criado Parque Nacional dos Campos Gerais.
O acesso ao local se dá pela Rodovia do Talco (PR 513) km 14. A partir do Campus Uvaranas da UEPG deve-se percorrer 16 km e virar à direita numa estrada não pavimentada. Após 6 km deve-se virar à esquerda para o acesso ao Buraco do Padre.

       Dentro do parque é possível andar pelas trilhas, sendo que a principal (que dá acesso a cachoeira) é de fácil acesso e conta com passarelas nas áreas de maior dificuldade, possibilitando o fácil acesso a boca da furna. Dar um mergulho ou um banho de cachoeira na água gelada é essencial para sair de lá cheio de novas energias.

          Para completar o seu passeio, há churrasqueiras a disposição dos visitantes, onde é possível fazer um pick nick ou churrasco. Para isso leve seu carvão. A disponibilidade das churrasqueiras depende da chegada dos visitantes, não sendo necessário fazer reserva e nem pagar a mais por isso.

       Além disso, temos o Café do Lobo que é um café localizado dentro do Parque do Buraco do Padre, aberto aos finais de semana e feriados. O cardápio conta com bebibdas, doces e salgados variados, além do famoso Sanduíche de Pernil e de sobremesa o Milkshake Cachoeira.

        Também, nas proximidades do Parque encontram-se o Kaffee Loch e Adega Porto Brazos, onde você pode apreciar boa comida e bebida.

Horário de Visitação: quinta-feira à domingo e feriados das 9hs às 17hs.
Saída obrigatória de visitantes: até 19hs

Guia de turismo só tem isenção mediante apresentação da carteirinha nacional de guia de turismo.
Deve ser apresentado essa carteirinha para poder sem isento.

Telefone: (42) 3220.2677/ 3220.2666 (ÁGUIA FLORESTAL)

 

4- Churrascaria Expedicionário do Cogo

A Churrascaria Expedicionário do Cogo possui 63 anos de tradição em Ponta Grossa, já tendo passado por quatro gerações. O local abre diariamente, oferecendo almoços e jantares completos, das 11h às 14h45 e das 18h30 às 23h30. Os clientes são servidos com o espeto fixo na pedra e contam com diversas opções de acompanhamentos, que podem ser pedidos diretamente na mesa ou escolhidos à vontade no buffet por quilo. O total, incluindo a sobremesa, fica em torno de R$ 30 a R$ 42. “A tradicional Alcatra no Espeto, prato típico de Ponta Grossa, também marca presença no nosso cardápio”, destaca o Gerente Administrativo, Audio Retzuk. A  Expedicionário do Cogo fica na Ernesto Vilela. 128 – Centro.

Lá foi a nossa despedida, com a presença da prefeita em exercício, professora Elizabeth Schmidt que saudou todos os jornalistas calorosamente.

 

Fonte- com informações Diario dos Campos

 

5– Um passeio a Carambei, uma cidade colonizada por imigrantes holandeses. Um lugar mágico e lindo demais, com o seu famoso Parque e suas deliciosas tortas. Uma das mais famosas casas de tortas é a Frederica´s, que conta com 60 tortas de sabores diferentes, atraindo turistas de todos os cantos. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6-Museu do Tropeiro em Castro

Museu do Tropeiro

Uma dica interessante é conhecer o museu que guarda utensilios da época e conta toda a saga do tropeiro. A idéia também é almoçar no restaurante Casantiga, tradição restaurante com comida tropeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7- Hoteis na cidade:

Onde ficar:

 

No hotel Planalto, que conserva sua arquitetura histórica e já recebeu como hóspede o ex presidente Getulio Vargas e tantos famosos que por lá passarm. Tem como gerente geral, Daniel Wagner.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hotel Premium Vila Velha – no coração da cidade, perto de bares e restaurantes.  Tem um maravilhoso café da manhã.

 

 

 

 

 

 

 

 

8- Visita a Castrolândia

Um lugar que predomina a cultura holandesa com seus costumes e cultura.

 

 

 

 

 

 

Quarto estilo holandês

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9-Visita a fábrica Madero

Cheeseburger Madero

Quem nunca ouviu falar ou nunca comeu o cheesburguer do restaurante Madero, famoso em todo o país. Mas ainda não tem em Natal, quem sabe abra uma franquia. Amei visitar e conhecer as instalações desse mundo chamado Madero, com qualidade e segurança em seus produtos e conta com 104 restaurantes , sendo 11 franqueados. Eles não só fabricam o pão, a carne, os molhos e sobremesas, algo fantástico . E depois ver todo o processo , vá a um restaurante e confira que realmente o Madero é muito bom.

 

 

 

Jornalistas visitando a fábrica Madero, eu, Edgar, Rhamonn e Dario

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10- Agradeço a todos por lerem o meu pequeno texto sobre essa cidade “Ponta Grossa”, e seus encantos  no Paraná, uma região com inúmeros atrativos para conhecer, alta gastronomia, povo acolhedor e receptivo. E recomendo quem foi a voltar.

Agradeço a todos que fazem a Prefeitura de Ponta Grossa (PR), todos os parceiros, toda a equipe, todos os lugares que passamos e que fomos muito bem recebidos.

 

*Viajei a convite da prefeitura Municipal de Ponta Grossa (PR). Agradeço muito. Foi uma honra conhecer Ponta Grossa, participar do 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, e seus parceiros com lugares encantadores.

Buraco do Padre

Buraco do Padre, um lugar mágico e encantador

Abertura do 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais

Chegada ao Buraco do Padre

No Buraco do Padre

Press trip na adega das amoras

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »